Siga:

1/9/202009:09:20

Aproveite todos os benefícios da abóbora moranga, o produto da semana (1/9)


 

Quando se fala em abóbora moranga, logo se vem à mente duas coisas: decoração do Dias das Bruxas e camarão na moranga, não é verdade? Uma pena, porque desse legume pode-se aproveitar muito mais! Das folhas e flores, que podem ser usadas em saladas e no preparo de fritadas, suas sementes – ricas em vitamina B – sua casca repleta de fibras eu auxiliam na boa digestão, e sua polpa – excelente fonte de betacaroteno e vitamina A – estamos na verdade diante de um superalimento!

Originária da Guiné (continente africano), a abóbora chegou ao Brasil no século XVI, pelas mãos dos portugueses, onde se espalhou pelo território brasileiro e ganhou diversos nomes: os mais comuns são jerimum, como é mais conhecida no norte e nordeste, e moranga nas demais regiões do país. É um alimento rico em nutrientes e possui poucas calorias: 100 gramas de tem apenas 48 kcal. Além de ser rica em vitamina A e C, possui fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6.

E ao contrário do dito popular, no caso dela tamanho não é documento: as abóboras muito grandes normalmente são as menos saborosas. Na hora de comprar, escolha as de casca lisa, sem manchas e brilho. Caso compre já em pedaços, observe se não há manchas escuras, que podem indicar presença de mofo. Quando estiverem inteiras, elas podem ser armazenadas fora da geladeira por até 15 dias, mas uma vez cortadas, devem ser colocadas no refrigerador envolvidas em saco ou filme plástico e consumidas em uma semana.

Este legume aceita diversos tipos de preparo: pode ser cozida no vapor ou na água, com ou sem casca, pode ser usada para fazer purê, nhoque ou mesmo frita em fatias, empanada ou direto no óleo quente. É excelente para engrossar caldos e sopas, e vai muito bem grelhado em fatias na brasa da churrasqueira, ou assada inteira, com ou sem recheio. Veja os benefícios de se incluir a abóbora moranga na sua dieta:

  • Contribui para a boa saúde dos olhos devido à presença de vitamina A, e a prevenir catarata, por conter poderosos antioxidantes como luteína e zeaxantina,
  • Melhora a aparência da pele, devida ao betacaroteno e vitaminas A e C, este último um excelente antioxidante,
  • Previne o câncer e ajuda a aumentar o sistema imunológico,
  • Ajuda a reduzir a pressão arterial devido à presença de potássio,
  • Ajuda a perder peso devido à presença de fibras que dão sensação de saciedade e ajudam na digestão,
  • Contribui para o bom humor e bem-estar devido à presença de triptofano, que ajuda na produção da serotonina, o hormônio do prazer,
  • Mata parasitas intestinais – principalmente suas sementes e o chá feito a partir de suas folhas,
  • Ajuda a dormir melhor,
  • Aumenta a fertilidade das mulheres e a combater os sintomas da TPM.

Com boa oferta entre fevereiro e novembro, em 2019, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 7.137 toneladas de abóbora moranga, provenientes principalmente de Matias Cardoso/MG (869 ton), São Desidério /BA (377 ton), Itaiópolis /SC (358 ton), Celso Ramos /SC (358 ton), Otacílio Costa /SC (325 ton) e Ibirapuã /BA (288 ton). No dia 31/8, o produto estava sendo comercializada em média no atacado por R$1,31/kg.

Para saber quem comercializa abóbora moranga no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da

 

 

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: