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Gestão Estratégica

O Conselho de Administração da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) aprovou o Mapa Estratégico 2022 – 2026, em dezembro de 2021, com o objetivo de aperfeiçoar os mecanismos estruturais de gestão da Companhia.

A gestão estratégica da CEAGESP visa garantir que as ideias e as metas estipuladas para a organização se perpetue ao longo do tempo e desenvolva seu potencial continuamente, de forma sustentável, cumprindo com a sua missão institucional.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico da CEAGESP foi  desenvolvido utilizando-se da metodologia de Balanced Scorecard – BSC (NORTON E KAPLAN, 1992), que pode ser traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho, que serve de norte para a empresa guiar as principais ações no tocante ao alcance do atingimento dos objetivos propostos.

O Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Esse conjunto abrangente de medidas serve de base para o sistema de medição e gestão estratégica por meio do qual o desempenho organizacional é mensurado de maneira equilibrada.

Mapa Estratégico

  • Clique aqui para visualizar o Mapa Estratégico 2022-2026

O mapa estratégico traduz a missão, visão, valores e a estratégia da organização em um conjunto abrangente de objetivos que direcionam o comportamento e o desempenho institucionais. Os propósitos do mapa são definir e comunicar, de modo claro e transparente a todos, o foco e a estratégia de atuação escolhidos pela CEAGESP.

O BSC, está estruturado em quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. Essas perspectivas representam um encadeamento lógico da estratégia de atuação da Companhia. Cada uma engloba um conjunto de objetivos estratégicos que retratam os principais desafios a serem enfrentados pela CEAGESP no alcance de sua visão de futuro e no cumprimento de sua missão institucional.

A tradução da estratégia por meio do mapa cria referencial comum e de fácil compreensão para as unidades e os funcionários da organização.

Os objetivos estratégicos da CEAGESP estão alocados nas quatro dimensões do BSC, dispostas nas seguintes perspectivas correlacionadas com seus objetivos, da seguinte forma:

  1. Perspectiva financeira:
    • Reduzir despesas e aumentar receitas;
    • Otimizar os espaços de infraestrutura das unidades, aumentando o retorno financeiro;
    • Estimular o uso de tecnologias que reduzam custos.
  2. Perspectiva dos Clientes:
    • Otimizar os espaços das unidades;
    • Introduzir a participação no mercado de e-commerce;
    • Incentivar atividades que reforcem o compromisso da empresa com a sociedade;
    • Ampliar o controle da qualidade dos produtos comercializados.
  3. Perspectiva dos Processos Internos:
    • Aperfeiçoar a infraestrutura de apoio para fornecedores e permissionários;
    • Estimular a inovação;
    • Incrementar o uso de tecnologias e rastreabilidade nos processos visando ganho de tempo e diminuição de custo;
    • Aprimorar a segurança da informação e implementar a LGPD;
    • Estimular a preservação ambiental;
    • Fortalecer as boas Práticas de Governança Corporativa.
  4. Perspectiva de Aprendizado e Crescimento:
    • Incrementar a comunicação entre as áreas;
    • Estabelecer um cronograma anual de treinamento.

MISSÃO, VISÃO e VALORES

MISSÃO: Contribuir para o abastecimento agroalimentar da Sociedade.

VISÃO: Conquistar a excelência na prestação de serviços, tornando-se referência internacional no abastecimento alimentar.

VALORES:

  • Ética fazer o certo mesmo que ninguém esteja olhando.
  • Integridade ser honesto e imparcial em qualquer situação.
  • Compromisso com a sociedade e qualidade dos serviços prestados colocar a sociedade em primeiro lugar nas entregas dos produtos e serviços.
  • Transparência manter a sociedade informada de todos os atos da empresa.
  • Responsabilidade social e ambiental cuidar do planeta e dos seus recursos naturais e humanos, por meio de pequenas e grandes ações.
  • Valorização das pessoas – reconhecer que os recursos humanos são o maior bem da empresa estimulando seu autoaperfeiçoamento, sua dignidade e respeito as diferenças.






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