Siga:

27/12/201712:08:28

Conheça os benefícios da alface crespa, o produto destaque da semana (27/12)


A alface é originária do Oriente Médio, na região do Mar Mediterrâneo. Ela já era consumida desde a época dos faraós, e a forma de prepará-la não mudou muito ao longo dos anos, seja em saladas, como recheio de sanduíches, acompanhamento de assados ou mesmo em sucos e sopas.

No Brasil, podemos encontrar muitas variedades diferente de alfaces, como a lisa, a rendada, a romana, a manteiga, a mimosa e a roxa, mas esta semana iremos falar da crespa, que é uma da mais consumidas. De formato semelhante à alface lisa, possui pequenas ondas nas pontas das folhas, criando um rendado bem característico.

Em 2016, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo cerca de 23.502 toneladas dessa hortaliça, provenientes principalmente das cidades paulistas de Ibiúna, Piedade, Embu Guaçu, Mogi das Cruzes, Cotia, Santa Isabel e Atibaia, todas localizadas na região do Cinturão Verde de São Paulo. No dia 22/12, o pé estava sendo comercializado a R$ 0,51 no atacado.

Este vegetal é rico em minerais, vitaminas e fibras que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino. As alfaces de modo geral trazem sensação de frescor aos alimentos, dando cor e sabor principalmente às saladas e sanduíches. Por serem delicadas, precisam ser muito bem escolhidas na hora da compra, pois não podem apresentar manchas ou partes escuras, nem soltar as folhas com muita facilidade, que devem estar com cores vivas, macias e brilhantes.

Para mantê-las frescas por mais tempo, o ideal é armazenar sem lavar em recipiente hermético ou saco de plástico, e colocar na seção mais fresca da geladeira, longe do congelador, pois o frio intenso pode congelar e queimar suas folhas. A alface não dura por muito tempo, então o ideal é consumi-la logo, para garantir o seu frescor e suas propriedades.

BENEFÍCIOS

O consumo de alface traz inúmeros benefícios à saúde, como a remoção de toxinas do organismo, aumento do metabolismo devido à presença de ferro, cálcio, magnésio e potássio. Este último ajuda a controlar a taxa cardíaca e pressão arterial Traz ainda vitaminas do complexo B, ácidos graxos e ômega 3, que ajudam no bom funcionamento do coração.

A vitamina K é encontrada em boas quantidades nas folhas de alface, ajudando a prevenir a queda de cabelo e o surgimento de frios grisalhos. É indicado também especialmente para mulheres em períodos pré-menstrual e gravidez. Esta vitamina previne defeitos neurais durante a gravidez.

A alface é indicada ainda para quem sofre de insônia, pois seu teor de lactucarium ajuda a induzir ao relaxamento e ao sono. As suas folhas são ricas em vitamina A, que ajuda a reduzir o risco de câncer de boca e câncer de pulmão. Essa hortaliça traz 20% de proteínas em sua quantidade total, e possui apenas 15 calorias em 100 gramas do produto, sendo indicada para quem faz dieta de redução de massa corpórea e ganho de massa muscular.

Outras dicas de alimentação podem ser encontradas nas mídias sociais da CEAGESP: blog, Facebook e Instagram.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2017 o Mês de:

Veja também o Ano de: