12/9/202509:12:13

Visando otimizar o fluxo de descarga e atender a reivindicações do setor, a Associação dos Comerciantes Atacadistas de Pescados no Estado de São Paulo (ACAPESP), realizou uma reunião com cerca de 20 comerciantes associados e não associados. O resultado do encontro foi a redefininção do horário de comercialização de pescados a partir de 30/09, que será realizada das 02h às 06h, permanecendo os mesmos dias de atividade: terça-feira, quinta-feira e sábado.
A mudança de horário busca melhorar a logística do descarregamento no Entreposto de Pescados de São Paulo (EPSP), que recebe em média diariamente 430 veículos. Além disso, espera-se que a alteração garanta uma melhora na exposição das mercadorias para o comércio e amplie o tempo hábil para a realização da inspeção primária, revertendo em mais eficiência e qualidade no processo.
O EPSP movimenta em média 200 toneladas de pescados por dia, provenientes de 116 espécies, compostas 70% de água salgada e 30% de água doce, com sardinha, pescada, corvina e tilápia sendo as de maior demanda. Os principias fornecedores de pescado são os estados de Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de aproximadamente 6% do volume vendido ser importado, com Uruguai e Argentina sendo responsáveis pelos maiores volumes e os produtos de maior destaque sendo o salmão chileno, a corvina congelada e o filé de merluza.
Fundado em 1969, o EPSP, localizado dentro do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), é administrado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). São 27 mil m² de área e 86 comerciantes (atacadistas e distribuidores), gerando trabalho para cerca de 800 pessoas.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!