Siga:

Perguntas Frequentes

Nesta seção, são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pela CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.

*com dados referentes ao CEAGESP em números de 2023, com informações relativas ao período de julho de 2022 a julho de 2023.

Perguntas:


O que é a CEAGESP?

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) é uma empresa pública federal brasileira, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e responsável pela maior rede pública de armazéns e entrepostos.

Quais são as principais atividades da CEAGESP?

A CEAGESP responde por duas atividades distintas: a armazenagem e a entrepostagem. Atualmente são 12* unidades armazenadoras e 13* unidades de entrepostagem ativas, localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo.

O que é armazenagem?

A armazenagem é destinada a estocar, beneficiar e proteger diversos produtos agrícolas, preservando suas características físicas e químicas desde o momento do depósito até sua expedição. A rede de armazéns da CEAGESP é composta por silos (grandes depósitos, em forma de cilindro ou hexagonal, para guardar grãos e cereais a granel, com o mínimo de trocas entre ambiente interno e externo) e graneleiros (estruturas mais simples nas quais os grãos e cereais podem ser armazenados em grandes quantidades, sobre lajes de concretos que são construídas sobre o terreno).

Quais são as principais atividades dos armazéns?

As principais atividades desenvolvidas na Rede Armazenadora são: recepção, limpeza, secagem, tratamento fitossanitário, transporte, seguro de mercadoria, CDA/WA, expedição, transbordo e pesagem avulsa.

Quais são os principais produtos depositados nos armazéns?

Os principais produtos depositados são: produtos a granel, como grãos, cereais, açúcar e pellets; produtos agrícolas em sacos e/ou bags; e produtos industrializados de acordo com a estrutura disponível em cada unidade.

Onde ficam os armazéns?

A CEAGESP possui 12* unidades ativas de armazenagem, localizadas nos seguintes municípios do Estado de São Paulo: Araraquara (2 unidades) – AvaréBauruFernandópolisPalmitalPresidente PrudenteSão Joaquim da BarraSão José do Rio PretoSão PauloTatuíTupã.

Para saber o endereço das unidades, consulte o mapa dos nossos armazéns.

O que é entrepostagem?

Entrepostagem é a atividade responsável pelo recebimento, acondicionamento, comercialização e distribuição de produtos agroalimentares.

Quais são as principais atividades dos entrepostos?

As principais atividades desenvolvidas nos entrepostos são: atacado, varejão, feira de flores e pescado, formando uma central de abastecimento e canal de distribuição da produção nacional e internacional para feiras-livres, supermercados, sacolões, restaurantes e distribuidoras de hortifrutícolas.

Onde ficam os entrepostos?

A CEAGESP possui 13* unidades de entrepostagem, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), a maior central de abastecimento da América do Sul e um dos maiores do mundo, e as demais unidades estão localizadas nos seguintes municípios do Estado de São Paulo: AraçatubaAraraquaraBauruFrancaGuaratinguetáMaríliaPiracicabaPresidente PrudenteRibeirão PretoSão José do Rio PretoSão José dos CamposSorocaba.

Para saber o endereço das unidades, consulte o mapa dos nossos entrepostos.

A CEAGESP dispõe de estacionamento?

Todos os armazéns possuem pátio para acondicionar os caminhões para operações de carga e descarga e perto dos prédios administrativos há espaço para estacionar os veículos de depositantes, funcionários e demais prestadores de serviço.

Os entrepostos da CEAGESP que possuem estacionamento são:  Araçatuba – Araraquara – Bauru – Franca – Guaratinguetá – Marília – Piracicaba – Presidente Prudente – Ribeirão Preto – São José do Rio Preto – São José dos Campos – São Paulo (ETSP) – Sorocaba.

No caso do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, há áreas de estacionamento terceirizadas (consulte a tabela de preços). Para o varejão noturno há o Portão 7. No caso da Feira de Flores, há os Portões 2 e 4. Para o varejão aos finais de semana, pode-se usar o Portão 3. Quem for ao setor de pescados, deve utilizar o Portão 15. Os veículos previamente cadastrados, que atuam no atacado, têm acesso ao ETSP pelo Portão 3 e o 13.

Para saber sobre o funcionamento do estacionamento das demais unidades, consulte o mapa dos nossos armazéns e entrepostos.

Qual o horário de funcionamento da CEAGESP?

Os horários de comercialização são diferentes para cada produto. Em relação ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), consulte a tabela disponível. No caso das demais unidades, as informações podem ser verificadas no mapa dos nossos armazéns e entrepostos.

Quantas pessoas e veículos circulam diariamente na CEAGESP?

Diariamente, milhares de pessoas e veículos circulam diariamente pelos 13* entrepostos e 12* armazéns da CEAGESP. Somente no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), que é a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina, circulam cerca de 47,6* mil pessoas e 13,8* mil veículos por dia.

Como funciona o depósito de produtos?

Atualmente, o depósito de produtos nos armazéns ocorre em 12 unidades: o Silo Jaguaré, na capital paulista, em outras 11 unidades que podem ser consultadas na tabela disponível. O depositante deve realizar um cadastro na própria Unidade Armazenadora, assinar um contrato e enviar a mercadoria via Nota Fiscal.

Como funciona o comércio varejista?

Atualmente, o comércio varejista ocorre em duas unidades: no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, e em Sorocaba, com seus Varejões. As unidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto têm comércio varejista de flores. Nas unidades de Piracicaba e São José do Rio Preto, alguns comerciantes também operam com comercialização varejista de hortifrútis.

Como funciona a Feira de Flores?

A Feira de Flores do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, é a maior do gênero no país, com mais de 1.000 ofertantes, na maioria produtores rurais. Funciona nas madrugadas de segunda para terça-feira e de quinta para sexta-feira, e vende tanto no atacado como no varejo. No interior, ela ocorre nas unidades de Araçatuba, Bauru, Guaratinguetá , Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio PretoSão José dos Campos e Sorocaba.

Como funciona o comércio de pescado?

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) abriga a segunda maior feira atacadista de pescado da América Latina, que ocorre no Entreposto de Pescados de São Paulo (EPSP, ex-FRISP), dentro das dependências do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP).

A comercialização ocorre no Pátio do Pescado, consulte a tabela de horário de funcionamento.

Para encontrar produtos e comerciantes de Pescados, consulte o GUIA CEAGESP.

Como ter um espaço de comercialização na CEAGESP?

Nesse caso, é necessário se tornar permissionário e/ou concessionário em algum dos entrepostos. Para tanto, é preciso acompanhar a abertura de processo licitatório no portal da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).
Também é possível comercializar por meio de A.U. (Autorização de Uso) para utilização provisória de áreas vagas, podendo ser solicitada por concessionários, permissionários, produtores rurais e demais pessoas jurídicas, sob anuência da CEAGESP.

Como é o contrato de permissão e/ou concessão na CEAGESP?

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), como qualquer órgão público, realiza licitação para atribuição das áreas vagas. As áreas da capital são licitadas através do pregão eletrônico e as áreas do interior através de procedimento licitatório presencial. Finalizadas todas as etapas da licitação, as empresas vencedoras assinam Contrato de Concessão Remunerada de Uso (CCRU). Tanto os certames licitatórios quanto os contratos são regidos pela a Lei 13.303/2016.

O que é um permissionário e/ou concessionário?

Os permissionários e/ou concessionários são as empresas, produtores rurais, comerciantes e outros que ocupam espaços de comercialização nos entrepostos da CEAGESP. Recebem esse nome de acordo com o tipo de contrato que firmam com a Companhia para venda de seus produtos, podendo ser contrato do tipo Termo de Permissão Remunerada de Uso (TPRU) e/ou Contrato de Concessão Remunerada (CCRU) dessas áreas.

Quantos permissionários e/ou concessrionários têm a CEAGESP?

O Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), que é a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina, abriga 7.287 comerciantes (permissionários, concessionários, autorizatários e ambulantes).

Como atuar como vendedor ambulante na CEAGESP?

Para vender um produto na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), no Entreposto de São Paulo (ETSP), é preciso falar com o Departamento de Entrepostos da Capital (DEPEC), por meio do telefone (11) 3643-3907 ou do e-mail depec@ceagesp.gov.br.
Para as unidades do interior, deve-se acionar o Departamento de Entrepostos do Interior (DEINT), no telefone (11) 3643-3997 ou no e-mail deint@ceagesp.gov.br. As informações também podem ser obtidas também diretamente junto à gerência de cada um desses entrepostos, cujos contatos estão disponíveis ao clicar no mapa dos nossos entrepostos.

 

Quantos vendedores ambulantes atuam na CEAGESP?

O Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) abriga 366* vendedores ambulantes.

Como ser um carregador na CEAGESP?

Para atuar como carregador na CEAGESP existem duas formas: a contratação direta, realizada pelos permissionários, e atuação como autônomo. No caso dos carregadores autônomos, é preciso falar com o Departamento de Entrepostos da Capital (DEPEC), por meio do telefone (11) 3643-3907 ou do e-mail depec@ceagesp.gov.br, quando se tratar do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP).
Em relação ao interior paulista, deve-se acionar o Departamento de Entrepostos do Interior (DEINT), no telefone (11) 3643-3997 ou no e-mail deint@ceagesp.gov.br. As informações podem ser obtidas também diretamente junto à gerência de cada um desses entrepostos, cujos contatos estão disponíveis ao clicar no mapa dos nossos entrepostos.

Quantos carregadores trabalham na CEAGESP?

O Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), abriga 3.499* carregadores autônomos. No interior, o total é de 101* carregadores autônomos cadastrados.

Qual é o vínculo profissional dos carregadores com os permissionários e/ou concessionários?

As operações de carga, descarga e movimentação de mercadorias nas áreas internas das unidades de entrepostagem da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) são realizadas por carregadores autônomos e também por trabalhadores com vínculo empregatício com os comerciantes.

Quantos funcionários têm a CEAGESP?

Empregos diretos ligados à administração da CEAGESP (capital e interior): 523* funcionários de carreira – 45* comissionados – 45* estagiários – 2* aprendizes.

Qual o orçamento anual da CEAGESP?

As informações sobre a execução orçamentária e financeira da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) encontram-se disponíveis, para acesso da sociedade, na página Transparência Pública.

Como é composto o orçamento da CEAGESP?

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) está inserida no orçamento de investimento da União, que compreende todas as empresas em que o Governo Federal, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto, não incluídas nos orçamentos fiscal e da seguridade social.
A estrutura orçamentária da CEAGESP compõe-se de dois principais blocos:
1- Discriminação das origens de recursos: inclui todas as fontes de recursos, independentemente de sua natureza e origem, com as quais a empresa programa efetuar a cobertura dos dispêndios previstos para o exercício em referência.
2- Discriminação das aplicações de recursos: agrupa os registros de todos os dispêndios/despesas programados para o exercício em referência.

A CEAGESP recebe visitas públicas? Qual o roteiro?

Sim, nas visitas monitoradas é possível conhecer melhor o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), que representa um importante ponto turístico na cidade de São Paulo, que atrai milhares de pessoas (empresários, turistas, pesquisadores, estudantes etc.), de onde sai grande parcela da produção que abastece mais de 60% da Grande São Paulo, além de outros estados e países. Com duração média de 90 minutos, as visitas monitoras podem ser feitas em grupo de, no máximo, 30 pessoas. De acordo com o interesse, há o acompanhamento de técnicos e especialistas da empresa que conduzem a visita por diversos pontos do entreposto.

Quais são as ações de sustentabilidade mantidas pela CEAGESP?

No caso do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, existe o Banco CEAGESP de Alimentos que tem como principal objetivo combater o desperdício de alimentos das comercializações, realizando coleta e doação de alimentos, e a Associação de Apoio à Infância e Adolescência Nossa Turma, que tem como principal objetivo oferecer acolhimento e atividades educativas aos filhos das famílias carentes da região do ETSP.

No interior, as unidades de  Araçatuba – Araraquara – Bauru – Marília – Piracicaba – Presidente Prudente – Ribeirão Preto – São José do Rio Preto possuem seu próprio Banco CEAGESP de Alimentos, que realiza ações semanais de combate à fome e ao desperdício.

 

A Companhia também atua junto a diminuição de resíduos, através da SESAR. Os projetos de Reciclagem têm como objetivo reduzir o volume de material descartado, como madeira, palha, restos de pescado, papelão e plástico, que seriam enviados ao aterro sanitário. As ações visam o aproveitamento dos materiais e trazem como consequência economia e receita para a CEAGESP.

O que é o Banco CEAGESP de Alimentos?

O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) é uma iniciativa da Seção de Sustentabilidade (SESUS) que atua de forma direta, junto a produtores e comerciantes nos entrepostos, no combate à fome e ao desperdício de alimentos. São alimentos próprios para o consumo, em estado de maturação avançada, que não teriam mais tempo de ser expostos em prateleiras para a comercialização. As doações são captadas e repassadas regularmente a entidades previamente cadastradas. A ação ocorre no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) e nas seguintes unidades do interior:  Araçatuba – Araraquara – Bauru – Franca – Marília – Piracicaba – Presidente Prudente – Ribeirão Preto – São José do Rio Preto.

Como doar alimentos ao BCA?

O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) vai até o estabelecimento buscar o donativo. O comerciante que doa tem a garantia de que os produtos chegarão com segurança às pessoas assistidas. Para doar basta contatar o BCA.

Em São Paulo:

bancodealimentos@ceagesp.gov.br, (11) 3643-3920 ou (11) 99676-6949.

No Interior:

Araçatuba: (18) 3623-9321;
Araraquara: (16) 3322-0791/3332-1001;
Bauru: (14) 3203-2000;
Franca: (16) 3721-5312/5313
Piracicaba: (19) 3424-2611;
Presidente Prudente: (18) 3906-1564/2290;
Ribeirão Preto: (16) 3638-0466;
São José do Rio Preto: (17) 3233-3812 /3022/3650;
Sorocaba: (15) 3221-2255; e
Marília: (14) 3425-3299.

Como receber alimentos do BCA?

O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) possui um cadastro de entidades pode receber as doações.

Atualmente não é realizado cadastro para pessoas físicas. O comerciante que doa tem a garantia de que os produtos chegarão com segurança às pessoas assistidas. Para realizar o cadastro de entidades basta contatar o BCA.

Em São Paulo:

bancodealimentos@ceagesp.gov.br, (11) 3643-3920 ou (11) 99676-6949.

No Interior:

Araçatuba: (18) 3623-9321;
Araraquara: (16) 3322-0791/3332-1001;
Bauru: (14) 3203-2000;
Franca: (16) 3721-5312/5313
Piracicaba: (19) 3424-2611;
Presidente Prudente: (18) 3906-1564/2290;
Ribeirão Preto: (16) 3638-0466;
São José do Rio Preto: (17) 3233-3812 /3022/3650;
Sorocaba: (15) 3221-2255; e
Marília: (14) 3425-3299.







Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro