Nesta seção, são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pela CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.
*com dados referentes ao ano de 2021 e atualizado em março de 2022 com informações do CEAGESP em números
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) foi criada em 31 de maio de 1969, a partir da fusão de duas companhias mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo: o CEASA (Centro Estadual de Abastecimento) e a CAGESP (Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo).
A empresa, que é vinculada ao Ministério da Economia , tem duas unidades de negócios distintas, porém complementares: a armazenagem (13 unidades ativas) e a entrepostagem (13 unidades), localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo.
A CEAGESP mantém a maior rede pública de armazéns, silos (grandes depósitos, em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas) e graneleiros (locais que recebem ou abrigam mercadorias a granel) do estado paulista. Conta também com a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina, que é o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), situado na zona oeste da capital.
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) tem 13 entrepostos, espalhados pelo Estado de São Paulo. O mais conhecido é o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), que fica na Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1946, na zona oeste da capital paulista. Trata-se da maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina. Para saber a localização das demais unidades, consulte o mapa dos nossos outros entrepostos.
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), que é vinculada ao Ministério da Economia , responde por duas atividades principais distintas, porém complementares: a armazenagem (13 unidades ativas) e a entrepostagem (13 unidades), localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo.
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) conta, em seu quadro profissional, com funcionários concursados e outros que ocupam cargos de livre provimento, além de estagiários e aprendizes.
O Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), que é a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina, abriga 2.137* permissionários.
Atualmente, o comércio varejista ocorre em duas unidades: no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, e em Sorocaba.
Os horários de comercialização do atacado são diferentes e de acordo com cada produto. Em relação ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), consulte a tabela disponível. No caso das demais unidades, as informações podem ser verificadas no mapa dos nossos outros entrepostos.
No caso do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, há áreas de estacionamento terceirizadas. Para o varejão noturno há o Portão 7. No caso da Feira de Flores, há os Portões 2 e 4. Para o varejão aos finais de semana, pode-se usar o Portão 3. Quem for ao setor de pescados, deve utilizar o Portão 15. Os veículos previamente cadastrados, que atuam no atacado, têm acesso ao ETSP pelo Portão 3 e o 13. Para saber sobre o funcionamento do estacionamento nas unidades do interior, consulte o mapa dos nossos outros entrepostos.
Marca registrada da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), a Feira de Flores do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, é a maior do gênero no país. No interior, ela ocorre nas unidades de Araçatuba, Bauru, Guaratinguetá, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Para vender um produto na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), é preciso falar com o Departamento de Entrepostos da Capital (DEPEC), por meio do telefone (11) 3643-3907 ou do e-mail depec@ceagesp.gov.br, quando se tratar do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP).
Em relação ao interior paulista, deve-se acionar o Departamento de Entrepostos do Interior (DEINT), no telefone (11) 3643-3997 ou no e-mail deint@ceagesp.gov.br. As informações podem ser obtidas também diretamente junto à gerência de cada um desses entrepostos, cujos contatos estão disponíveis ao clicar no mapa das unidades.
Nesse caso, é necessário se tornar permissionário em algum dos entrepostos. Para tanto, é preciso acompanhar a abertura de processo licitatório no portal da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), como qualquer órgão público, realiza concorrência para atribuição das áreas vagas e o contrato é do tipo Termo de Permissão Remunerada de Uso (TPRU), em consonância ao que determina a Lei de Licitações (lei federal 8.666/93).
Diariamente, milhares de pessoas e veículos passam pelos 13 entrepostos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Somente no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), que é a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina, circulam cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos por dia.
No Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) são 3.641* carregadores. No interior, a categoria soma cerca de 500 profissionais.
As operações de carga, descarga e movimentação de mercadorias nas áreas internas das unidades de entrepostagem da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) são realizadas por carregadores autônomos e também por trabalhadores com vínculo empregatício com os permissionários.
As informações sobre a execução orçamentária e financeira da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) encontram-se disponíveis, para acesso da sociedade, na página Transparência Pública.
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) está inserida no orçamento de investimento da União, que compreende todas as empresas em que o Governo Federal, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto, não incluídas nos orçamentos fiscal e da seguridade social.
A estrutura orçamentária da CEAGESP compõe-se de dois principais blocos:
1- Discriminação das origens de recursos: inclui todas as fontes de recursos, independentemente de sua natureza e origem, com as quais a empresa programa efetuar a cobertura dos dispêndios previstos para o exercício em referência.
2- Discriminação das aplicações de recursos: agrupa os registros de todos os dispêndios/despesas programados para o exercício em referência.
Sim. O Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), que é a maior central de abastecimento de frutas, verduras, legumes, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina, representa um importante ponto turístico na cidade de São Paulo, que atrai milhares de pessoas (empresários, turistas, pesquisadores, estudantes etc.).
Nas visitas monitoradas é possível conhecer melhor o local de onde sai grande parcela da produção que abastece mais de 60% da Grande São Paulo, além de outros estados e países. Com duração média de 90 minutos, devem ser feitas em grupo de, no máximo, 30 pessoas. De acordo com o interesse, há o acompanhamento de técnicos e especialistas da empresa.
Como qualquer órgão público, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) desenvolve ações e programas que demonstram o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) é uma iniciativa presente no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) e em mais 8 unidades do interior. O objetivo é coletar, selecionar e distribuir alimentos para bancos de alimentos municipais e entidades sociais do Estado de São Paulo.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!