21/2/202002:02:54
Várias cidades brasileiras têm sido atingidas por chuvas fortes e alagamentos, o que aumenta o risco de contaminação por leptospirose, doença transmitida pela urina do rato.
Em uma situação de enchente, a bactéria se espalha ainda mais e, mesmo quando as águas baixam, lama e lixo podem estar contaminados.
Não existe vacina para prevenir a doença e o mais importante neste caso, é tentar evitar ao máximo o contato com a água. Caso não tenha como evitar, é recomendado o uso de luvas, botas de borracha ou sacos plásticos duplos nos braços e pernas para fazer a limpeza dos objetos atingidos pelas água suja.
Veja os sintomas que a Secretária Municipal de Saúde de São Paulo alerta para o caso de suspeita de leptospirose:
Os sintomas podem aparecer entre 15 e 30 dias após o contato. Caso apareça algum deste sintomas, vá ao posto de saúde mais próximo e informe o médico sobre o possível contato com água de enchente. A confirmação da doença é feita através de exame de sangue e o tratamento é por antibióticos (em casos leves) ou levando à internação em casos graves. É necessário ficar atento pois a leptospirose pode levar a morte.
O posto de saúde mais próximo ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) é o Pronto Socorro Municipal da Lapa que fica na Av. Queiroz Filho, 313, Vila Hamburguesa. O número para contato é (11) 4878-1701. Também há a UBS Pq. da Lapa, localizada na rua Bergson, 52 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP.
Saiba mais sobre a Leptospirose aqui.
Baixe o material informativo Leptospirose: O que é e como prevenir? gratuitamente aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!