Siga:

8/11/202311:04:14

Informativo sobre Covid-19


O médico do trabalho da CEAGESP, dr. Moacyr Eleuterio, deixa um aviso para todos a respeito da Covid-19:

 

SITUAÇÃO ATUAL:
A doença Covid-19 foi controlada com a utilização da vacina, mas continuam ocorrendo casos, porém com menor gravidade. O primeiro caso no Brasil ocorreu em 26/02/2020 e a Organização Mundial da Saúde decretou a situação de pandemia em 11/03/2020. A vacina começou a ser usada em 2021. Atualmente estamos passando por um período de aumento do número de casos e alguns funcionários da CEAGESP também se contaminaram, porém sem gravidade.

 

ESTAÇÃO DA PRIMAVERA:
Estamos na primavera, quando tradicionalmente ocorrem muitas mudanças bruscas de temperatura, com noites frias e depois dias quentes, períodos secos e depois com chuva. Isto favorece a ocorrência de muitos tipos diferentes de viroses, como resfriados, gripes, Covid-19 e outros tipos de vírus de transmissão respiratória.

 

UTILIZE MÁSCARA:
Se você estiver com algum sintoma ou teve contato suspeito, coloque uma máscara e procure atendimento médico.

 

COMO SABER SE É COVID-19 OU OUTROS VÍRUS?
Os sintomas são parecidos nas doenças virais e não é possível saber apenas pelos sintomas mais comuns, que são febre, calafrios, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e problemas no olfato. Procure atendimento médico se estiver com algum desses sintomas e o médico vai orientar para cada situação.

 

FATORES DE RISCO PARA COVID-19:
São considerados fatores de risco: cardiopatias, diabetes, obesidade, doença neurológica, doença renal, asma, doença hepática, pneumopatia, imunodepressão, doença hematológica e síndrome de Down.

Grupos de risco atuais: crianças de 0 a 4 anos e idosos acima de 60 anos.

Procure orientação médica se você está com algum sintoma e faz parte desses grupos ou tem contato com algum familiar ou pessoa próxima que faça parte desses grupos.

 

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19:
Lembre-se de que foi a vacinação que controlou a pandemia e não acredite em notícias falsas. Existem atualmente vários tipos de vacinas em utilização e todas são seguras e muito eficientes. A vacina protege contra as complicações, mas a pessoa vacinada também pode contrair a doença. A maioria das pessoas já tomou alguma das doses necessárias para a proteção contra a Covid-19. Se você não tomou todas as doses, ainda não está totalmente protegido. Procure uma unidade de saúde para atualizar o seu esquema de vacinação. Essa vacina contra a Covid-19 vai entrar na rotina anual de reforços a partir de 2024.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

    Veja também o Ano de: