Siga:

21/10/202210:04:15

Treinamento MAPA/OCDE tem etapa realizada na CEAGESP


A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) recebeu, nesta quinta-feira (20), a última etapa de um treinamento oferecido a 44 auditores, sendo a maioria deles fiscais federais agropecuários com o objetivo de capacitá-los para a aplicação de normas internacionais da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para exportação de frutas e hortaliças. O chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), Dr. Gabriel Bitencourt, recebeu os visitantes e apresentou em palestra dados e informações do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Em seguida todos passaram pelos pavilhões de comercialização atacadista.

O treinamento foi organizado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e visa formar inspetores aptos a fazer avaliações e certificações de lotes de produtos voltados à exportação. A capacitação é necessária porque o Brasil faz parte do Esquema de Frutas e Hortaliças da OCDE que reúne 38 países. Dois representantes internacionais também colaboraram com o curso: Cyril Julius (África do Sul) e Viera Baričičová (Eslováquia).

“Queremos colocar o Brasil no mesmo nível de certificação que os demais países da OCDE. A nossa intenção é que haja mais treinamentos, mais capacitações e, assim, mais profissionais e empresas que possam emitir os documentos de conformidade”, disse Hugo Caruso, coordenador geral da Qualidade de Produtos Vegetais do Dipov/MAPA. Ainda segundo Caruso, a visita à CEAGESP é importante porque se trata da maior central de abastecimento do Brasil. “Temos aqui um laboratório vivo para mostrar toda a nossa diversidade de produtos aos participantes do treinamento”, destacou.

A articulação para o Brasil participar do Esquema OCDE para Frutas e Hortaliças começou em 2015 e, agora, chega à última etapa com a formação dos inspetores. Foram três dias — 18 a 20 de outubro de 2022 — com treinamento teórico e prático. “O curso é como um coroamento do acordo de cooperação que existe entre a CEAGESP e a SDA (Secretaria de Defesa Agropecuária), do Ministério da Agricultura”, reforçou Bitencourt. “Formamos aqui inspetores internacionais para quatro frutas: cítrus, uvas, mangas e maçãs”, finalizou.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: