17/10/202510:04:13

Celebrado em 16/10, o Dia Mundial da Alimentação foi tema de evento realizado nesta sexta-feira no Entreposto de Araraquara (CEARA), ocasião que coincidiu com o fato de 17/10 ser o Dia Nacional da Agricultura. Apoiada pelo Governo Federal, a atividade foi promovida conjuntamente pela unidade, pela Universidade de Araraquara (UNIARA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) A unidade abriu-se para receber aproximadamente 150 participantes tanto de entidades socioassistenciais cadastradas no Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) local como também lideranças comunitárias e a população em geral.
Sob o slogan “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”, a manhã dedicada à data e coincidindo com o Dia Nacional da Agricultura teve exposição de produtos e orientações sobre alimentação saudável. “São alunos do curso se nutrição da UNIARA que juntamente com os professores parceiros da luta na causa da segurança alimentar e nutricional. Eles dialogaram com os participantes do evento e os comerciantes da unidade sobre como conservar melhor os alimentos, a variedade de receitas que se dá para fazer com os hortifrutigranjeiros e outras formas de melhorar o aproveitamento dos produtos”, conta Marcelo Mazeta Lucas, gerente do CEARA.
Entre os assuntos abordados, a saída do Brasil do Mapa da Fome e os diversos empenhos para que isso acontecesse foram lembrados. “Graças ao empenho de diversos setores e a retomada das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, além de ações estratégicas planejadas em estados e municípios, isso foi possível”, explica Marcelo.
O grande momento foi a cerimônia de entrega de 6 toneladas de alimentos adquiridos pelo Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) via Programa de Aquisição de Alimentos. Dividida entre fubá, farinha de milho, farinha de mandioca, feijão preto e leite em pó, a carga foi entregue às 45 entidades cadastradas no BCA araraquarense.
Os resultados foram animadores. “Foi um momento de encontro importante e fundamental para aprendizado e troca de experiências. Acima de tudo, foi realizada a repactuação dos programas sociais de combate à fome e à miséria com as entidades parceiras do município, que trabalham diariamente com o público mais vulnerável”, conta Marcelo.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!