21/1/202501:01:19
O Entreposto de Bauru (CEBAU) está fazendo parte de um levantamento amostral realizado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo é confirmar a ausência da mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), praga cujas larvas se alimentam da polpa de frutos, causando prejuízos na possibilidade de se exportar esses produtos a diversos mercados. É a chamada praga quarentenária e sua presença gera recusa de mercadoria em diversos países.
Nesse trabalho, foi montada no Pavilhão GC do CEBAU uma armadilha de tipo Jackson, que contém um feromônio que atrai a mosca. A localização da armadilha deve-se ao fato de alguns dos comerciantes de frutas da unidade operarem nesse lugar.
Atualmente a mosca-da-carambola tem difusão restrita no Brasil, estando localizada nos estados do Amapá, Pará e Roraima. Essa verificação da CDA é anual e envolve as centrais de abastecimento pelo fato de elas receberem muitos produtos vindos de diversas partes do Brasil.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!