1/7/202507:05:20
Na última quinta-feira, 26/06, o Entreposto de Piracicaba (CEPIR) foi palco da ação de saúde “Cuidar de Quem Alimenta a Cidade”, realizada em conjunto com a prefeitura do município, direcionada a trabalhadores, clientes e comerciantes que atuam na unidade. “Fomos fazer uma primeira abordagem e encontramos no público-alvo de trabalhadores uma reticência inicial. Devido à rotina, eles acabam procurando o serviço de saúde em emergências, quando deveriam fazer uma abordagem de prevenção”, conta Tafnes Bassetti, enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cecap, responsável pela ação por meio de sua Equipe Multidisciplinar, composta por nove pessoas.
Foram realizados 501 procedimentos, divididos da seguinte forma:
“Foi muito produtivo e o pessoal quer mais. Eles agora querem exames de acuidade visual e de dentista”, conta Claudiceia de Lima Ferreira, gerente da unidade. “Fomos abordar os trabalhadores e vimos que muitos não se vacinaram contra o tétano. Entre essa população, encontramos também hipertensos e pessoas com riscos cardiovasculares aumentados. Apesar de trabalharem com frutas, verduras e legumes, muitos estavam com alimentação inadequada, principalmente caminhoneiros”, conta Tafnes.
A aproximação com quem faz a CEAGESP acontecer gerou episódios importantes. “Tem um rapaz aqui que nunca havia passado pelo médico depois de adulto. Agora ele falou que vai fazer exames pelo menos uma vez por ano”, comemora Claudiceia.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!