
Na última sexta-feira, 14/11, o gerente do Entreposto de Presidente Prudente (CEPRE), Cledson Mendes da Silva, marcou presença no Seminário de Agroecologia em Presidente Prudente, juntamente com entidades de todo o território da região do Pontal de Paranapanema. Com o objetivo de debater sobre o uso de agrotóxicos, os representantes pontuaram sobre os prejuízos do uso dessas substâncias e maneiras de diminuir as aplicações, além de conscientizar produtores, associações e cooperativas presentes sobre a importância de realizar a transição dos fertilizantes químicos para os fertilizantes naturais e agroecológicos, como adubos oriundos de esterco, palha e matéria orgânica em geral, como plantas.
“Essa questão da agroecologia é muito importante. Trata-se de um processo de conscientização, de formação e de consciência da classe trabalhadora”, comentou Cledson. “Eliminando-se essas substâncias químicas, temos uma produção mais saudável, limpa e sem veneno. É por esse motivo que a CEAGESP é parceira nesse projeto e apoia essa ideia de transição da produção convencional para a agroecológica”, adiciona.
O evento foi realizado no anfiteatro do câmpus prudentino da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e promovido em parceria entre o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus de Presidente Prudente, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agroecológica (Embrapa), além de outras empresas, entre elas a CEAGESP.