4/6/202506:12:37
Nos dias 30 e 31/05, o gerente do Entreposto de Presidente Prudente (CEPRE), Cledson Mendes da Silva, representou a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) em algumas visitas por cidades do Pontal do Paranapanema para inaugurar alguns espaços dedicados a atender a agricultura familiar, juntamente com o ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). As visitas foram feitas nos municípios de Teodoro Sampaio, Mirante de Paranapanema e Euclides da Cunha Paulista, todos no estado de São Paulo.
As visitas, iniciadas na última sexta-feira, dia 30/05, começaram por Teodoro Sampaio e envolveram encontros com os prefeitos da Unipontal, associação de assentamentos e movimentos sociais. Também estiveram presentes na reunião representantes da Conab e o superintendente do MDA em São Paulo, Elvio Motta. Durante a reunião, ocorreu a inauguração do Balcão do Milho, parceria entre a Conab e os prefeitos da Unipontal que visa comercializar a preços acessíveis esse cereal para que assentados e pequenos agricultores possam alimentar seus animais.
Ainda nesse mesmo dia, foi realizado um ato em Mirante do Paranapanema, na comunidade Pé de Galinha, complexo com cerca de 1.600 famílias assentadas, Na ocasião foi inaugurada a Padaria das Mulheres e foi lançado o programa Fomento Mulher, que oferece incentivo de R$ 8.000 para as mulheres assentadas que promovem a implantação de quintais produtivos e agroecológicos, cujas produções são entregues para os programas de alimentação da Conab, feiras livres e no próprio CEPRE.
Já 31/05, houve o lançamento do Projeto Gir Leiteiro, iniciativa de melhoramento genético desse tipo de gado de leite. O ato contou com a presença de aproximadamente 350 mulheres do assentamento Gleba XV de Novembro e outros assentamentos da região, em Rosana.
“É importante estarmos presentes nessas ações para conversarmos com as associações, cooperativas, movimentos sociais e o pessoal do campo, para que eles aproveitem a estrutura da CEAGESP para comercializar seus produtos, diretamente ou indiretamente. São ações oportunas para fortalecer nossos negócios e conhecer a realidade desses agricultores. Estamos conversando com eles para que não corram o risco de perder suas produções por não terem onde comercializar”, comentou Cledson.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!