14/10/202410:01:31
Realizado entre os dias 04 e 05/10, o 6º CEAGESP em Flor de Ribeirão Preto registrou aumento de 20% na comercialização de flores e plantas ornamentais em comparação à média dos dias normais. Além disso, o evento abriu espaço para venda de artesanato, ações culturais, sociais e de saúde. “Veio muita gente visitar aqui e deu uma engrenada nas vendas de sábado”, conta Leandro Pagliotto, gerente do Entreposto da CEAGESP no município (CERIB).
Mesmo o clima quente da região nos últimos dias não afetou a ida de um grande número de pessoas. “Imagine tudo isso em um sol de 40ºC”, conta o gerente, mencionando a atração gerada pelas programações paralelas, que favoreceram a atividade-fim de jardinagem.
Outras atividades diretamente relacionadas às plantas ganharam visibilidade. “Um comerciante daqui estava vendendo peças de concreto para jardim. Conseguiu vender tudo o que estava no caminhão”, comenta Leandro. “Um vendedor de adubo orgânico que participou do 6º CEAGESP em Flor agora pleiteia para ficar fixo aqui”.
Os bons resultados fizeram os comerciantes da unidade ver possibilidades de expansão dos negócios, ainda mais em parceria com vendedores de outros produtos. “Houve demonstração de perfumes e uma barraca vendeu 800 pastéis em dois dias”, conta Leandro.
Durante o evento, a unidade foi palco para a cultura, com apresentação de música ao vivo e a presença da escritora de livros infantis Cláudia Muniz Prato Reigadas, que aproveitou a oportunidade para expor sua obra mais recente. Entre os eventos que chamaram a atenção, houve o grupo musical das crianças atendidas pela Casa das Mangueiras, entidade local que trabalha com menores em situação de vulnerabilidade.
O CERIB também recebeu ações de cidadania. “Uma ONG esteve aqui e realizou doação de cachorros abandonados”, conta Leandro. A saúde dos humanos também foi contemplada, com um estande para medições de pressão e glicemia erguido em parceria com a escola Grau Técnico.
Após a apresentação, as crianças da Casa das Mangueiras deram um passeio pelo CERIB. “Ficaram encantadas ao darem uma volta para verem as flores. Nas próximas edições do CEAGESP em Flor iremos convidar outras escolas para que vejam como são produzidas as plantas e como cuidar delas”
Ações com os mais jovens também vislumbram um objetivo paralelo de longo prazo. “Nossa cidade é muito quente e precisa plantar mais árvores, que ajudam a amenizar as temperaturas. Fazendo esse trabalho com as escolas, os pequenos crescem com a ideia de como melhorar o ambiente”, explica o gerente da unidade.
Após o 6º CEAGESP em Flor, voos mais altos para o comércio florista do CERIB estão planejados, aproveitando o fato de a unidade estar às beiras da Anhanguera e acessível não só a ribeirão-pretanos quanto a moradores das cidades próximas. “Vai além de disponibilizar o espaço para comerciantes operarem, mas também usar a marca CEAGESP para fomentar as vendas deles”, diz Leandro.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!