Siga:

25/7/202307:04:38

Entreposto de São José do Rio Preto firma parceria com catadores de material reciclável


Com a assinatura do termo de parceria em 28/06, o entreposto de São José do Rio Preto (CESJR) voltou a contar com a presença da Cooperativa de Trabalho de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis de São José do Rio Preto (Cooperlagos) em suas dependências. É também a retomada de uma antiga caminhada conjunta, pois a cooperativa já havia ficado instalada na unidade em período anterior, de 2006 a 2020.

“Já havia tido um pedido de retorno deles no ano passado. Quando assumi, a gente resgatou esse pedido e pus para andar”, conta Cássio de Freitas, gerente do CESJR. A parceria foi estruturada e mandada para o gerente do Departamento de Entrepostos do Interior (DEINT), Adalberto Dias de Sousa, sendo posteriormente aprovada pela diretoria da CEAGESP, presidida por Jamil Yatim.

“Foi trâmite rápido, pois havia a necessidade de destinar os resíduos de reciclagem o quanto antes”, lembra Cássio. O tempo para a volta da operação da Cooperlagos no CESJR após a assinatura foi aquele necessário para definir um espaço para a realização do trabalho.

Foi definida uma área coberta e com banheiros, o que permite tanto estocar o material reciclável a salvo da chuva como também ter um canto para almoço a quem para quem trabalha. Uma caçamba fica estacionada para coleta de papelão, sendo retirada quando está cheia. Para outros materiais, é realizada a chamada semitriagem, com a separação dos materiais para posterior destinação sendo feita conforme sua natureza. Além de papelão, o posto recebe papel comum, alumínio e o óleo de cozinha usado no restaurante do entreposto.

O funcionamento desse posto avançado é de segunda a sábado, em sistema de plantão. “Entro às 7h30 e, dependendo do movimento do dia, saio às 13h30 ou 14 horas”, conta Alcineide da Silva, a cooperada que fica a postos no CESJR para receber os materiais. Segundo conta, a volta da Cooperlagos foi tranquila e os comerciantes da unidade têm colaborado.

Quando Alcineide não pode passar com seu carrinho em algum dos boxes, a coleta de resíduos do entreposto já deixa separado o material reciclável para que ela faça o encaminhamento posterior. “A volta está sendo bem tranquila e não tenho do que reclamar, graças a Deus”, conta a cooperada.

A Cooperlagos existe há 17 anos e, além da parceria retomada com a CEAGESP, possui outra com a Secretaria de Trabalho e Emprego rio-pretana para operacionalização de sua parte administrativa. Realiza trabalho de coleta de porta a porta e também em condomínios, contando com 81 associados, a maioria delas mulheres. Também trabalha com lixo eletrônico, pneus usados, isopor e metais em geral.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: