Nesta quinta-feira, 28 de julho, comemoramos no Brasil o dia de um profissional muito importante para a economia e para a alimentação da sociedade, assim como para a Companhia de Entrepostos e Armazéns de São Paulo (CEAGESP): o agricultor.
Essa data surgiu quando, em 1960, o governo de Juscelino Kubitschek instituiu o Ministério da Agricultura, ao qual a CEAGESP está vinculada.
O profissional é o responsável por cultivar a maior parte dos alimentos que a população consome, como legumes e vegetais, além dos grãos, entre os quais estão o arroz e o feijão, tradicionais no prato brasileiro.
O trabalho do agricultor também contribui para a geração de energia limpa, por meio da biomassa. Essa fonte alternativa de energia é produzida com substâncias orgânicas: bagaço de cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, lenha, resíduos florestais, excrementos de animais, entre outras. A biomassa é menos agressiva ao meio ambiente do que o petróleo, desde que sua produção mantenha-se controlada para não exceder em desmatamento e erosão do solo.
Percebeu o quanto esse profissional é importante? Parabéns a todos os agricultores do Brasil.