Siga:

29/9/202309:01:28

CEAGESP engajada no Desenvolvimento Sustentável


Em 29 de setembro é comemorado o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, com o objetivo de ampliar na sociedade a consciência sobre a importância do tema e, ainda, avançar no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, da Agenda 2030, que trata da “Produção e Consumo Sustentáveis”.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), desenvolve iniciativas que, direta ou indiretamente, estão alinhadas ao ODS 12. A principal delas envolve o trabalho do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), da Seção de Sustentabilidade (SESUS).

Surgido em 2003, o BCA engloba ações não só no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) como também nos entrepostos interioranos de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Considerando as doações realizadas na capital, em 2023, segundo dados compilados pelo BCA de janeiro a agosto, foram doadas mais de 841 toneladas de alimentos. Atualmente, outros 27 bancos de alimentos e 214 entidades são atendidas pelo Banco CEAGESP de Alimentos do ETSP.

“Se os permissionários não realizassem essas doações para o Banco CEAGESP de Alimentos, esses produtos seriam descartados e muitas pessoas ficariam sem receber essa ajuda”, explica a nutricionista Alexandra de Oliveira que atua no BCA.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no mundo 14% dos alimentos são perdidos desde a colheita até o varejo e 17% são desperdiçados no varejo e nas residências dos consumidores. Tamanho desperdício ocorre ao mesmo tempo em que 828 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo.

Neste contexto de combate ao desperdício, a CEAGESP realizará no dia 19 de outubro de 2023, das 14 às 17 horas, o seminário “Desafios do Abastecimento e do Combate ao Desperdício” dentro da programação da Semana Mundial da Alimentação. Além de palestra sobre “A importância das Centrais de Abastecimento para a Garantia da Segurança Alimentar e Nutricional” com a pesquisadora Yamilla Goldfarb, haverá debate sobre “Consumo e Produção Responsáveis: a importância do ODS 12 para o Contexto do Abastecimento de Alimentos”. Inscrições podem ser feitas através do preenchimento de formulário on-line.

Seminário “Desafios do Abastecimento e do Combate ao Desperdício”
19 de outubro de 2023 (quinta-feira), das 14h às 17h, no Auditório Nelson Loda
Local: CEAGESP – Entreposto Terminal São Paulo (ETSP)
Av. Dr. Gastão Vidigal, nº 1946, Vila Leopoldina, São Paulo/SP

Inscrições: https://forms.gle/DF8XtfP67nLF7vDX8




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: