18/5/201605:04:35
No dia 18 de maio, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade (CODSU), promoveu a segunda palestra dos “Encontros CEAGESP – Liderando para o futuro sustentável”. O tema trazido foi “Sustentabilidade urgente: estratégias em tempos de crise”, ministrado por Rosa Alegria, vice-presidente do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP e responsável pelo núcleo brasileiro do Projeto Millenium.
Ao abrir o evento, o coordenador de Sustentabilidade da CEAGESP, Jae Young Ahn, destacou que o objetivo dos encontros era trazer palestrantes notáveis como a Rosa Alegria, para que eles contribuíssem com a implantação de projetos sustentáveis dentro da empresa.
O presidente da CEAGESP, Carlos Nabil Ghobril, ressaltou o currículo de excelência da palestrante e disse que os processos de sustentabilidade devem estar incorporados em todos os setores. “Através desse ciclo de palestras procuramos trazer conhecimentos para contribuir com o trabalho de todos”.
O evento foi realizado no Auditório Nelson Loda e reuniu chefes de seções, gerentes de departamentos, coordenadores e diretores para debater ações a serem implantadas na Companhia que envolvam toda a organização para um compromisso de sustentabilidade.
Rosa Alegria, que é mestre em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston (EUA) e especialista em sustentabilidade pela Schumacher College (Inglaterra), destacou em sua palestra que em momentos de crise a sociedade busca novos caminhos.
“Antes dava para planejar um pouco mais, agora está muito mais difícil. Portanto, é neste momento de complexidade e de crise que nós temos buscar as saídas. E esta crise é muito benéfica para a sustentabilidade porque as pessoas estão se desapegando das coisas, aprendendo a consumir menos e a se virar com o que tem. Não vamos ter mais um mundo de opulência”.
Segundo a especialista, apenas 9% das companhias reduziram o orçamento destinado à área, volume similar ao registrado entre 20143 e 2014. A maior parte (43%) manteve o valor, enquanto 29% aumentou os investimentos em ações de sustentabilidade.
Os participantes foram recepcionados com um café da manhã especial: uma mesa de degustação preparada pelas entidades que representam as ações sociais da CEAGESP. O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) levou receitas com aproveitamento integral dos ingredientes. No cardápio, torta de frango, patê de berinjela com talos e bolo de abobrinha com passas. Já os alunos do Projeto Eco Gira Mundo e da Associação Nossa Turma prepararam bolachas de maisena com raspas de limão.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!