Siga:

27/11/202311:02:29

Visitas técnicas encerram Encontro Nacional ABRACEN & BR-Brastece


Na sexta-feira (24/11), ocorreu o 3° dia e último dia do Encontro Nacional ABRACEN & BR-Brastece, promovido pela Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen) e pela Confederação Brasileira de Associações, Sindicatos, lojistas de CEASA e Afins (BR-Brastece). Os representantes das centrais de abastecimentos visitaram o Instituto de Energia e Ambiente (IEE), da Universidade de São Paulo (USP), e o Mercadão Municipal de São Paulo. A atual edição do Encontro Nacional, realizado de 22 a 24 de novembro, foi organizada pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

No Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, os representantes visitaram a Usina de Produção de Bioenergia e Biofertilizantes com Resíduos Orgânicos que tem como objetivo a demonstração da viabilidade técnica, econômica e ambiental da conversão dos resíduos orgânicos em bioenergia e biofertilizantes. Trata-se de uma aplicação concreta do conceito de circularidade e que poderia, por exemplo, ser aplicado nas centrais de abastecimento.

O pacote tecnológico desenvolvido pela usina do IEE está apto a ser adotado por cidades, regiões metropolitanas e por grandes geradores de resíduos da cadeia alimentar, como indústrias alimentícias, centrais de abastecimento, redes de distribuição e restaurantes. A estrutura permite a produção de eletricidade, biometano e fertilizantes a serem devolvidos para a produção de alimentos.

O professor Ildo Luís Sauer, vice-diretor do IEE e coordenador do projeto, explicou aos visitantes o funcionamento e a viabilidade da estrutura montada no IEE. “Este pacote tecnológico, que já estava licenciado, consegue converter resíduos orgânicos em biogás. Esse biogás pode virar eletricidade para ser injetado na rede e estabilizar pontos intermitentes”, explica.

Além da visita à estrutura da usina, os representantes de centrais de abastecimento participantes do Encontro Nacional ABRACEN & BR-Brastece assistiram a uma palestra no Auditório C do IEE.

A segunda visita técnica do dia foi ao Mercado Municipal de São Paulo. Todos tiveram a oportunidade de conhecer os principais estabelecimentos que funcionam no Mercadão e, ainda, aprender um pouco da história do Mercadão, além de conferir o andamento da reforma que está sendo realizada no local. Ao final da visita guiada, todos puderam degustar o famoso pão com mortadela.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: