Siga:

1/6/202306:08:30

CEAGESP completa 54 anos em grande estilo


Para comemorar os 54 anos da CEAGESP, a festa na Tenda do Milho do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) começou com apresentação da Jazz Sinfônica, que embalou o público com diversos sucessos. Logo depois, foi dia de a Associação Nossa Turma, projeto apoiado pela empresa que atende cerca de 160 crianças e adolescentes, que para agradecer a parceria, fizeram uma apresentação contando a história de Maurimar Pereira de Sousa, ex-atendido e hoje bombeiro civil, sendo seguida por uma apresentação de um rap composto pelas próprias crianças.

Logo após as apresentações artísticas, a diretoria da CEAGESP, composta pelo diretor-presidente Jamil Yatim, pelo diretor técnico-operacional José Lourenço Pechtoll e o diretor financeiro Hamilton Ribeiro Mota, acompanhados do ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), lideraram a cerimônia de aniversário da companhia. “É um prazer estar aqui nesta data maravilhosa. Quero agradecer a presença de nosso querido ministro, deputados federais e estaduais, vereadores e todos os nossos permissionários, que ajudaram a construir a festa, bem como os sindicatos”, disse Jamil ao abrir a solenidade.

Alguns comerciantes que atuam no ETSP foram homenageados: Baltazar Damião, Edson Magario, Nelson Kioshi Nakada, Jiro Yamada e as famílias Benassi e Batista. Eles, mais os ex-funcionários João Silvestre e João Carlos Figueiredo, receberam placas de homenagem por seus papéis importantes na história da companhia.

Um importante passo na integração das centrais de abastecimento federais foi sacramentado durante a apresentação, com o acordo entre CEAGESP e Ceasaminas, que já vinham em conversações de intercâmbio de experiências, entre elas as de segurança alimentar, que renderam visita de representantes da empresa federal mineira a São Paulo durante a semana. Jamil Yatim, José Lourenço Pechtoll e Luciano José de Oliveira, diretor-presidente da Ceasaminas, assinaram o acordo diante da plateia. “Quero lançar um desafio para todas as centrais brasileiras para fazermos um plano com a sociedade civil de abastecimento para o Brasil”, declarou o ministro Paulo Teixeira. “Quero que tenhamos políticas permanentes de segurança alimentar”, completou.

A prefeitura paulistana foi representada na cerimônia por Soninha Francine, secretária municipal de Direitos Humanos. “São Paulo e CEAGESP são duas potências pujantes e desafiadoras em suas responsabilidades socioeconômicas e ambientais. Quero dar os parabéns a todas as pessoas que fazem parte disso”, disse. “A gente costuma lembrar de que os números de São Paulo são impressionantes e os da CEAGESP, igualmente. A CEAGESP é maior do que muitos municípios Brasil adentro”, contou a secretária, que lembrou do apoio que a prefeitura dá aos agricultores que se encontram na cidade, principalmente na Zona Sul.

Geyze Diniz, presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, também discursou. “O movimento foi lançado na semana passada para atuar no combate à fome e na redução do desperdício de alimentos. Não sei se vocês sabem, mas temos no Brasil 33 milhões de pessoas passando fome. A fome é um problema nosso, de todos os brasileiros. Se a gente enxergar que é um problema nosso, vai enxergar a solução”, declarou. “Queremos unir as empresas, poder público e o terceiro setor com dados, tecnologia e informação para que inclusive o governo faça políticas públicas mais consolidadas”.

Em seu pronunciamento, Edegar Pretto, presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), concentrou seu discurso na segurança alimentar. “Vamos juntos fazer o que a CEAGESP já faz e será potencializado por meio de seus bancos de alimentos”, declarou, completando com um anúncio ao público. “Tenho a honra de ter sido convidado e aceitei: vou representar a Conab no Conselho de Administração (CONSAD) da CEAGESP”, contou.

Representando o Legislativo municipal, o vereador Eliseu Gabriel também se concentrou na segurança alimentar. “Temos uma tarefa fundamental de reconstruir todas as instituições. Isso é o que a CEAGESP precisa e merece”, disse em seu discurso. “Se o Estado e o poder público não tiverem protagonismo na cidade e no estado de São Paulo, bem como o Brasil, o país irá de mal a pior”, declarou. “Vamos fortalecer a CEAGESP, que é fundamental para o país”.

Eduardo Suplicy, deputado estadual e ex-senador, foi o representante do Legislativo paulista na cerimônia. “Fiquei muito emocionado com o Pacto Contra a Fome e uma multidão de pessoas dispostas a combater a fome”, contou. Pela esfera legislativa federal, a voz foi do deputado Vicentinho. “Quem conhece o Paulo Teixeira de perto sabe que ele está apaixonado pelo MDA e pela causa do combate à fome”, disse.

O clima festivo também foi a oportunidade para que Paulo Teixeira desse a posse aos novos gestores paulistas do MDA, Elvio Motta, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Sabrina Diniz, e da Conab, Renata Camargo. Terminada a cerimônia, o ministro e os representantes de CEAGESP, Conab, e MDA realizaram entrevista coletiva com a imprensa presente ao evento.

Enquanto isso, o palco que recebeu as autoridades passou a ser espaço para diversas atrações musicais. Em paralelo, o público pôde provar a famosa sopa de cebola da CEAGESP, com cerca de 500 litros sendo distribuídos para degustação, além de contar com diversas atrações culinárias, entre elas a paella e a tainha na brasa.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: