Siga:

4/10/201810:10:10

A educação transforma vidas


Com 24 anos, Jonas Diogo, hoje com 26, estava desacreditado e desmotivado, então resolveu largar os estudos. Na época cursava a sexta série do ensino fundamental dois. A partir disso surgiu a oportunidade para que o jovem pudesse concluir os seus estudos por meio da possibilidade de fazer um supletivo oferecido pela Associação Nossa Turma – entidade que atende crianças e adolescentes provenientes das comunidades carentes ao redor da CEAGESP, entrou na sua vida em 2015 para ficar.

A transformação foi total. Jonas passou quase um ano desempregado, o que já não é fácil para a maioria dos jovens, mas para ele é ainda mais complicado, já que tem uma família para sustentar, formada pela sua esposa Jéssica Vitória, 21, e suas duas filhas Mariah, 3, e Marjorie, 1. Jéssica também tinha parado de estudar e os dois estavam em busca de uma oportunidade para poderem conciliar os estudos, as atividades de casa e a criação das meninas.

“A minha vida começou a ser transformada a partir da Nossa Turma. Antes eu era um menino tímido, não tinha expectativa de vida. Eu pensei que não ia ter estudo concluído, não ia ter uma faculdade, não ia ser reconhecido no mercado de trabalho” relata Jonas. O jovem fez cursos de administração e logística oferecidos pela Associação em parceria com o Centro Paula Souza e foi logo no primeiro curso que ele se destacou, sendo o escolhido para ser orador da turma durante a formatura, ganhando visibilidade e chamando atenção por sua dedicação.

Além desses dois cursos, a noite Jonas frequentava as aulas de informática, inglês e orientação vocacional. Sobre esse projeto da Nossa Turma, o jovem não consegue explicar o quanto é gratificante ver a disponibilidade e empenho transmitidos pelos professores. Essa gratidão é tamanha que despertou nele a vontade de, no futuro, ter a oportunidade de lecionar também. “Ver professores voluntários me dando aula, dando carinho, doando seu tempo”, completa o rapaz.

Em agosto deste ano Jonas começou a faculdade de Administração EAD pelo SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e a trabalhar na CEAGESP como estagiário da SEDEP – Seção de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, onde já teve a oportunidade de participar de um treinamento em outra cidade e está aprendendo a fazer processos seletivos. Sua esposa passou no processo de jovem aprendiz na SEDES – Seção de Economia e Desenvolvimento. A Nossa Turma disponibiliza computadores com acesso à internet para que jovens como o Jonas, possam ter um lugar tranquilo para estudar. “Ás vezes eu fico lá até uma da manhã”, conta o estudante explicando que faculdade à distância não é fácil.

“O Jonas de hoje é totalmente diferente, eu queria agradecer todo o carinho que eles tem por mim, mas não só por mim, eles transformaram a vida de muitos jovens. Ver os jovens que cresceram na comunidade na vida do crime é muito fácil, mas ver os que estão crescendo procurando uma oportunidade de emprego, sonhar, é algo diferente, transformador”, esclarece Jonas, reafirmado o quanto a Nossa Turma e as pessoas que dela fazem parte foram e são importantes na sua trajetória de vida.

Jonas agradeceu, em especial a “Maribel, Ana Cristina e Kelly que são as gestoras do curso à noite e estão me dando todo apoio necessário e não me deixam desanimar em momento algum, porque fazer faculdade EAD é muito desafiador! E a Patrícia antiga gestora que me desafiou a abrir as minhas assas e voar longe”, disse o rapaz, finalizando que nos agradecimentos não poderiam faltar os seus pais, Manoel e Celiane, que estão sempre incentivando-o a aceitar novos desafios que a vida proporciona.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: