Siga:

7/6/202306:05:07

Saiba mais sobre o abacate avocado, produto destaque da semana (05/06 a 09/06)


Nesta semana entre os dias 05/06 a 09/06, o abacate avocado é a dica na CEAGESP. Isso se dá porque ele está na sua melhor época em preço no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), tendo sido cotado a R$ 6,26 no atacado. Apesar de os melhores meses para comprá-lo por sua sazonalidade sejam de julho a outubro, houve uma antecipação neste ano e, por isso, já neste mês você pode encontrá-lo com mais facilidade.

O avocado (nome em inglês, em português “abacate”) surgiu no centro-sul do México, mas é produzido em grande escala na Califórnia, nos Estados Unidos. Chegou no Brasil por volta de 1975.

É pequeno, mas quando se fala em benefícios é um gigante. Ele é bem semelhante ao abacate comum em sabor, mas se diferencia pelo tamanho, menor, e sua cor, arroxeada ao ficar maduro. É também mais leve ao comer, possuindo 10% menos calorias que as outras variedades de abacates.

Além disso, também é mais nutritivo, sendo rico em aminoácidos e antioxidantes que combatem o câncer e doenças como a diabete. Possui vitaminas B6 e E, fibras, minerais, ácidos graxos e gordura saudável. Possui menos água, mas mais óleos minerais e ainda ajuda na diminuição do colesterol.

Na cozinha o avocado é muito conhecido por ser o melhor para fazer guacamole, prato típico mexicano. Vai bem também em receitas doces, como mousses e vitaminas, e salgadas, como saladas e molhos.

Uma ideia para ter uma planta diferente em casa é colocar a semente do avocado na água, de forma que metade dela fique submersa, com a ajuda de espetos e um copo. Com isso, já dá para ter uma plantinha linda na sua casa.

Em 2022 no ETSP, deram entrada 2.538 toneladas do produto. Os principais estados responsáveis foram São Paulo, com 75,1% do volume, e Minas Gerais, com 22,2%. Isso se refletiu no ranking, com Bauru sendo a líder absoluta, com 967,32, seguida da mineira Três Corações, com 460,31, em um pódio fechado pela paulista Bernardino de Campos (121,06). Mogi Mirim (SP) entregou mais 88,69, enquanto Casa Branca (SP), outras 76,19. Fechando a lista, o sexto lugar foi da mineira Carmo da Cachoeira, com 47,80.

Para saber mais sobre o avocado e fazer bons negócios, consulte o Guia CEAGESP aqui e contate os comerciantes.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: