29/2/202402:11:55
O Abacate Geada é uma fruta muito consumida no verão brasileiro e, na semana de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024, é o produto destaque no atacado da CEAGESP. O produto apresentou variação média anual de -5,93% e mensal de -24,9%, segundo levantamento da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da Companhia.
O Abacate Geada — que tem o nome científico Persea americana Mill, da família botânica Lauraceae — é da raça antilhana, grupo floral B, de maturação precoce. Em regiões mais quentes a sua maturação pode iniciar em dezembro e em regiões mais frias segue até final de março.
Características — O Abacate Geada possui polpa amarela e volumosa. Já a casca é fina, lisa, brilhante e de coloração verde. É um fruto leve e refrescante, de tamanho médio, com peso em torno de 400g. Tem formato piriforme, alto teor de água e baixo teor de óleo. Segundo informações da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), o teor de óleo está relacionado à precocidade na produção, uma vez que quanto mais precoce a cultivar, menor o teor de óleo.
Originário do México e da América Central, o Abacate Geada foi introduzido no Brasil por volta de 1809 através da Guiana Francesa. Atualmente, o estado de São Paulo é um dos principais produtores.
Em 2023, do total de 11 mil toneladas de Abacate Geada que entraram no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), 93,1% vieram de produções paulistas. Minas Gerais (6,5%) e Paraná (0,3%) completam o ranking de origens do Abacate Geada. Os períodos de sazonalidade alta são os meses de janeiro e fevereiro.
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de Abacate Geada no Guia CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!