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3/9/202409:02:35

Abertura da 21ª Semana do Pescado na CEAGESP


A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) recebeu, na noite da segunda-feira, 02/09, o evento de abertura da 21ª Semana do Pescado. A ação anual de incentivo ao consumo de pescados acontece de 1º a 15 de setembro de 2024 com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O ministro André de Paula marcou presença no jantar de lançamento da semana.

“É um evento que cresce ano a ano e que tem como principal intuito divulgar a importância de consumir pescados e de estimular esse consumo. É uma ação que reúne todos os atores da cadeia produtiva do pescado e, na CEAGESP, temos quase todos os atores que atuam no setor. Conhecer a CEAGESP está sendo uma experiência fantástica”, resumiu o ministro André de Paula.

Criada em 2003 pelo MPA, a Semana do Pescado promove diversas ações em todo o Brasil com o objetivo de aumentar o consumo de pescados e frutos do mar. Tal iniciativa é tão importante para o setor de pescados que é considerada pelo varejo como uma “segunda quaresma”. Para 2024, a expectativa é que a Semana do Pescado aumente em 30% as vendas no período.

“Há promoções que incentivam o consumo de pescados. Precisamos também integrar toda a cadeia de produção para que todos saibam o que nosso consumidor gostaria de consumir”, detalha Roberto Imai que é presidente do Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo (SIPESP), órgão filiado à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/SP).

Um jantar com cardápio à base de pescados foi oferecido no restaurante dos Festivais Gastronômicos CEAGESP, na Vila Leopoldina — assista aqui. A solenidade contou também com a presença do recém anunciado novo diretor-presidente da CEAGESP, José Lourenço Pechtoll, e da diretora administrativa e financeira Mylene Gambale. Também estiveram presentes funcionários da CEAGESP e comerciantes do Entreposto de Pescados de São Paulo (EPSP).

Após o jantar, próximo da meia-noite, houve visita ao EPSP que funciona nas madrugadas das terças-feiras, quintas-feiras e sábados, no horário de 1h00 às 6h00. A comitiva do MPA e integrantes da coordenação nacional da Semana do Pescado também conheceram as instalações da Unidade de Beneficiamento de Pescados (UBP) — assista aqui.

“É um momento muito importante porque é quando o consumidor pode buscar o seu pescado, experimentar novos pratos e a diversidade de pescados que nós temos em São Paulo e no Brasil. Consumir pescados é saúde e mais qualidade de vida. Além de estimular e aumentar o consumo de pescados, também gera negócios, puxa a produção e desenvolve o grande potencial que o Brasil tem no setor”, destaca Altemir Gregolin, ex-ministro da aquicultura e pesca e presidente do IFC Brasil (International Fish Congress & Fish Expo Brasil).

A 21ª Semana do Pescado acontece em todo o Brasil com preços mais atrativos de peixes e frutos do mar tanto no atacado quanto no varejo, em supermercados, peixarias, restaurantes, feiras livres e demais pontos de comercialização de pescados.




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