Siga:

6/9/202309:08:07

Conheça os benefícios da abóbora moranga, produto destaque da semana (04 a 08/09)


A abóbora moranga, produto destaque desta semana, foi cotada ontem (04/09) a R$ 1,29/kg como preço médio de atacado. Em comparação à mesma época do ano passado, em que foi cotada a R$ 1,77/kg, registrou uma redução média anual de 27,1% e, em comparação ao mês passado, teve uma redução média de 13%. A grande surpresa é a altura do ano, uma vez que o período forte dela concentra-se entre janeiro e abril.

Pouco calórica, cada 100 gramas têm apenas 48 Kcal, além de ser baixa em carboidratos. Um de seus benefícios está em ser fonte concentrada de vitaminas grandes quantidades de vitaminas A, B1, B3, B5, B6, C e E.

Como sua cor alaranjada denuncia, é forte em betacaroteno e, como outros vegetais, é rica em fibras, que ajudam a combater o colesterol e regular o funcionamento digestivo, além de ajudar a melhorar o índice glicêmico. De minerais, contém cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Apesar de existirem entusiastas que conseguem exemplares enormes desse cultivo para fins de competições, é preciso lembrar de que as morangas muito grandes normalmente costumam ser menos saborosas. Ao escolher uma moranga inteira, verifique se a casca está lisa, sem manchas ou brilho. Nessa condição, a moranga aguenta até 15 dias fora da geladeira.

Caso estejam cortadas, envolva em filme plástico e consuma no máximo em uma semana. Caso compre moranga em pedaços, verifique se não há manchas escuras, que são presença de mofo.

Na culinária brasileira, vários são os usos dessa variedade de abóbora. Uma receita bem conhecida é o camarão na moranga, em que uma fruta é esvaziada e recheada com esse pescado e um recheio. Outros usos dela são coziada, frita em fatias, empanada, assada ou como componente de caldos e sopas.

Durante 2022, 3.790 toneladas do produto deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Dessas, a maior parte veio de Itaiópolis, em Santa Catarina, responsável por 334,70. O segundo e o terceiro lugares foram paulistas, com Itapeva e Itapetininga entregando respectivamente 275,87 e 244,15. O quarto lugar é da também catarinense Celso Ramos, com 213,20, seguida da paranaense Castro (208,40) e da gaúcha Herval (195,28).

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de abóbora moranga no GUIA CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: