18/8/202108:04:09
Originária da Guiné (África), a abóbora moranga foi levada a Portugal ainda no meio do século XVI, tendo depois disso ganhado o mundo. É fruta icônica nos Estados Unidos, onde ganha destaque em datas como Halloween e Dia de Ação de Graças. O nome “moranga” tem a curiosidade de derivar do idioma africano quicongo, com a fruta também sendo conhecida como “bugango” ou “mogango” entre açorianos e até mesmo em regiões brasileiras com colonização açoriana importante.
Entre os destaques da moranga, está sua fácil digestibilidade e as poucas calorias e carboidratos, sendo alimento recomendado em dietas. Além disso, é boa fonte de vitamina C e também contém os carotenoides, que dão sua cor alaranjada e ajudam na formação da vitamina A no organismo.
Em 2020, deu entrada no Entreposto Terminal São Paulo um volume total de 7.753 toneladas, com os melhores meses sendo de julho a novembro. O ranking foi bem diversificado geograficamente, com a líder em entregas sendo a cidade mineira de Matias Cardoso, com 929, sendo seguida pela baiana Ibirapuã, com 708. O terceiro lugar foi para Guapirama (PR), que entregou 443, vindo logo em seguida as 382 toneladas de Itaiópolis (SC). Os quinto e sexto lugares foram para Herval (RS), com 368, e Rinópolis (SP), com 332. O preço médio, cotado em 16 de agosto de 2021, foi de R$ 1,69/kg.
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de abóbora moranga no GUIA CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!