Siga:

12/7/202307:01:42

Abóbora seca é o produto destaque da semana (10 a 14/07)


Cotada em 10/07/2023 a R$ 2,82/kg no atacado, a abóbora seca está no mês final de seu período de sazonalidade, que vai de março a julho. O produto destaque desta semana passa por um julho especialmente bom, com seu volume de oferta sendo maior do que a média mensal registrada em 2022. Para efeitos de comparação, em julho do ano passado foi cotada em média a R$ 3,76/kg, significando que a cotação desta semana representou uma redução média anual de 25%. Na comparação mensal, a redução média foi de 29,6%.

Também conhecida por abóbora de pescoço, o nome se deve a seu formato, em que há um volume na parte de baixo e um afunilamento quanto mais para cima se vai. Sua casca é alaranjada ou esverdeada e sua polpa, fibrosa, solta bastante água ao ser cozida. Na culinária é usada para a preparação de doces em compota ou cristalizados, entre outros usos.

É uma cucurbitácea, significando ser da mesma família de outras abóboras, melancia, melão, chuchu e pepino. Seu cultivo inclusive aparece em registros históricos, já tendo aparecido em sítios arqueológicos mexicanos datando de 5 a 7 mil anos antes de Cristo.

Benefícios são muitos, pois é alimento de baixas calorias e com poucos carboidratos, sendo usada em dietas para redução de peso. Tem mais vitamina C do que feijão e milho verde e a cor de sua polpa denuncia a presença de carotenoides, que no organismo são transformados em vitamina A.

Ao longo de 2022, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 2.483 toneladas do produto, com as principais origens sendo os estados de São Paulo (74,5%), Paraná (16,4%) e Minas Gerais (7,2%). Isso se refletiu bem no ranking de municípios, com a paulista Itapeva sendo responsável por 732,10 toneladas, sendo seguida pela paranaense Tijucas do Sul (331,50) e, fechando o pódio, a também paulista Rinópolis, com 158,60. Cafelândia (113,50) e Guapiara (101,00), ambas paulistas, ficaram respectivamente em quarto e quinto lugares, com o sexto lugar sendo fechado pelas 98 toneladas oriundas da mineira Senador Amaral.

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de abóbora seca no GUIA CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: