22/6/202306:01:48
A dica da semana no mercado atacadista da CEAGESP é a abobrinha italiana. Embora seja da família de frutas, não é uma fruta. A abobrinha italiana é mais conhecida como um legume. Da mesma família do melão, do pepino e da melancia, a abobrinha italiana destaca-se pelo seu formato mais reto.
Originária do sul dos Estados Unidos e do Peru, a abobrinha italiana é muito amada pelos brasileiros. Pode ser considerada uma das hortaliças mais importantes em termos de popularidade e de consumo, principalmente entre pessoas que seguem dieta vegana ou vegetariana — dados de 2018 apontam que 14% da população brasileira já fazem parte desse grupo, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
Sobre os benefícios da abobrinha italiana podemos destacar que é um alimento rico em vitaminas A, C e B2, auxiliando na saúde da pele, visão, na prevenção a infecções, na melhora da imunidade e, ainda, na circulação sanguínea. Possui também zinco, magnésio e ácido fólico que contribuem para o controle da diabetes. A abobrinha italiana ainda tem carotenoides que previnem doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento.
Na hora de consumir a abobrinha italiana é recomendado que seja cozida, refogada ou frita, pois, assim, facilita a digestão. Pode ser preparada tanto recheada — com frango e queijo, por exemplo; ou com queijo e tomate para os vegetarianos, com um toque de orégano. Pode também ser refogada com azeite e, ainda, ser a “massa” da lasanha de domingo. São tantas receitas que comprovam a versatilidade da abobrinha italiana na cozinha.
De acordo com a equipe de Economia da CEAGESP, a abobrinha italiana está com tendência favorável para compra nesta semana. Foi cotada, na última segunda-feira (19/06), ao preço médio de R$1,74 o quilo no atacado. Isso representa uma variação mensal de -25% e anual de -30,1%.
Em 2022, mais de 32.000 toneladas de abobrinha italiana foram comercializadas no Entreposto de São Paulo. Os principais municípios que enviaram o produto à CEAGESP foram:
1º) Piedade (SP), com 4.082,23 toneladas;
2º) Santa Rita de Caldas (MG), 3.367,71 t.;
3º) Ibiúna (SP), 1.543,17 t.;
4º) Porto Feliz (SP), 1.199,56 t.;
5º) Ribeirão Branco (SP), 1.125,99 t.;
6º) Pouso Alegre (MG), 942,23 t.
Para fazer bons negócios, consulte o Guia CEAGESP (aqui) e contate os comerciantes de abobrinha italiana.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!