22/6/202206:01:38
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e a Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba (EMPTS) assinaram, na terça-feira (21), um acordo de cooperação técnica — assista aqui — que irá beneficiar produtores rurais de oito municípios da região: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Itapetininga, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo e São Roque.
A assinatura do termo foi realizada no Auditório Nelson Loda, no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Além de representantes dos municípios que fazem parte do APL (Arranjo Produtivo Local) Agrotech, vinculado à EMPTS, estiveram presentes o diretor-presidente da CEAGESP, coronel Mello Araujo, e o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara, que assinaram o documento de formalização do acordo.
“No Parque Tecnológico de Sorocaba damos apoio a toda a região metropolitana e temos o APL Agrotech que, hoje, conta com oito municípios e estamos com mais de 700 produtores rurais inscritos. O acordo com a CEAGESP é muito importante para conseguirmos dar capacitações a esses micros e pequenos produtores”, explica Cancellara.
A região de Sorocaba é uma grande produtora de alimentos enviados ao entreposto da CEAGESP em São Paulo. De acordo com o chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (CQH), Gabriel Bitencourt, no ano passado 11,3% do volume comercializado na CEAGESP tiveram como origem a região de Sorocaba. “Esses oito municípios do APL Agrotech são responsáveis por mais de 11% dos produtos que entram na CEAGESP e, em alguns setores, como das verduras no MLP, são responsáveis por mais de 50% do que entra na CEAGESP nessa categoria”, complementa.
Através do acordo poderão ser oferecidos treinamentos e capacitações aos produtores rurais. “O objetivo é aumentar a competitividade e a eficiência da produção, além da qualidade dos produtos comercializados na CEAGESP que são provenientes de municípios da região de Sorocaba”, explica a engenheira agrônoma Cristina Staliano, do CQH, que palestrou durante o evento.
Com o acordo, os produtores rurais do APL Agrotech poderão, por exemplo, participar dos eventos “Dia da Cidade” e, assim, fazer visitas técnicas à CEAGESP. “A região de Sorocaba possui muitos produtores rurais e, por isso, a parceria é muito boa para garantir a qualidade dos produtos, com tecnologia e com conhecimento. Todos saem ganhando”, acrescenta coronel Mello Araujo.
Após a assinatura do acordo, os visitantes caminharam pelo entreposto da capital. Andando pelos pavilhões tiveram a oportunidade de conhecer os diversos setores de comercialização da CEAGESP e, ainda, entrar em contato com permissionários.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!