Siga:

25/9/202509:02:57

Unidade armazenadora de Araraquara volta a receber açúcar a granel


A unidade armazenadora da CEAGESP em Araraquara retomou, em 16/09, o recebimento de açúcar VHP a granel. Embora o Armazém Graneleiro de Araraquara (AGARA) tenha sido pioneiro no recebimento deste tipo de produto, desde 1993, já havia dois anos que a unidade não registrava novas entradas de açúcar VHP. Agora, a retomada foi marcada pelo envio realizado por uma empresa açucareira de Louveira (SP), município localizado a 210 km de distância de Araraquara.

“A AGARA é uma unidade pioneira no recebimento de açúcar a granel. Mas, desde agosto de 2023, não recebíamos esse tipo de produto”, explica João Cláudio de Lima, chefe da seção operacional do Departamento de Armazenagem (DEPAR) da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo).

O auge na armazenagem de açúcar no AGARA

Em anos anteriores, a CEAGESP recebia grandes volumes de açúcar VHP em Araraquara. “Em 2001, por exemplo, bateu o recorde de movimento anual de produtos, quando recebeu em torno de 137 mil toneladas de açúcar”, destaca João Cláudio. Considerando que a capacidade do graneleiro local é de 40 mil toneladas, significa dizer que o armazém ficou cheio quase 3,5 vezes no referido ano.

“A grande movimentação de açúcar, no passado, era facilitada por conta do transbordo de caminhões para os vagões da ferrovia. Mas, em 2013, com a interrupção no funcionamento do desvio ferroviário houve impacto no volume de açúcar recebido no AGARA”, lembra João Cláudio.

Atualmente, o AGARA recebe grãos de soja no primeiro semestre do ano. Já no segundo semestre, busca parceiros e usinas interessados em armazenar açúcar. Com a recente retomada no recebimento de açúcar VHP a granel, a expectativa da CEAGESP é conseguir mais clientes e, consequentemente, aumentar o índice de ocupação em Araraquara e também nas demais unidades da rede armazenadora.

O que é o açúcar VHP?

O termo VHP vem do inglês Very High Polarization, em tradução Polarização Muito Alta, e configura-se como um tipo de açúcar menos processado que o açúcar branco. Trata-se de um tipo de açúcar bruto e a granel que é menos úmido e ainda com a camada de mel que cobre o cristal do açúcar. É muito usado como matéria-prima para a produção de açúcar refinado e, ainda, em diversos processos da indústria de alimentos.

Para conhecer a melhor a rede armazenadora da CEAGESP, acesse ceagesp.local/armazens.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: