Siga:

4/10/202310:03:22

Agricultores familiares, orgânicos e de base agroecológica vão a evento na matriz da CEAGESP


Em 03/10, Dia Nacional da Agroecologia, foi dia de agricultores familiares, orgânicos e de base agroecológica, bem como representantes do poder público em geral, se encontrarem no Auditório Nelson Loda, no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) com a finalidade de saberem como fazer suas produções chegarem aos Varejões da CEAGESP. O evento “Procedimentos para Solicitação de Uso do Espaço da Agricultura Familiar, Orgânica e de Base Agroecológica” serviu para explicar os trâmites internos da companhia quando o assunto envolve os Varejões.

“A gente traz um olhar para além da porteira quando o assunto é comercialização”, conta Luiz Henrique Bambini de Assis, assessor da Diretoria Técnica e Operacional (DIOPE), responsável pela palestra. Parte da infraestrutura já foi disponibilizada. “O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) nos cedeu 80 barracas nas medidas de 2X1 m. 50 delas estão no ETSP”, conta. A proposta é de ceder em comodato essas estruturas para que possam ser usadas por esses agricultores em suas comercializações.

Ao longo da exposição, foi mostrado o caminho para que esse público faça chegar sua produção seguindo os conformes exigidos a qualquer um que deseje comercializar seus produtos nas dependências da companhia. A Autorização de Uso (AU), modalidade mais imediata da companhia e que permite o uso de um espaço por seis meses, prorrogável por outros seis, foi mostrada como um modo de esses agricultores conseguirem um espaço para venda de produtos.

Uma proposta é a de se criar nos Varejões uma ilha dedicada aos produtores familiares e agroecológicos, aproveitando inclusive uma carência que o bairro paulistano da Vila Leopoldina possui quando o assunto é ter feiras orgânicas. “Houve uma procura muito grande pela quarta-feira, pois nos fins de semana há outras feiras de produtos orgânicos em São Paulo”, conta Bambini.

A ideia no momento é a de abrir espaços nos Varejões já existentes, que ocorrem na quarta-feira, das 14 às 23 horas, no Portão 7 do ETSP, e nos sábados, das 7 às 12h30, e domingos, das 7 às 13h30, tendo a favor a clientela fiel que os frequenta. “Vocês são novos entrantes e, à medida que vão ganhando corpo, vão pegando essa carona dos comerciantes já existentes”, declarou Maurício Gonella, gerente do Departamento de Entreposto da Capital (DEPEC) aos presentes.

Uma das ideias da proposta é a de aproximar não só esse agricultor de pequeno porte das estruturas de comércio que operam na CEAGESP como também incluir aqueles que porventura não façam parte de associações ou cooperativas e tendem a estar ainda mais distantes de uma dinâmica de vendas que costuma operar com grandes volumes. “Estamos criando uma rota para que esses produtos sejam vendidos diretamente do produtor ao consumidor”, conta Bambini.

No encontro, houve também um tempo para que a plateia tirasse dúvidas e sugerisse algumas medidas. Uma delas envolve compatibilizar o modo como é realizado esse tipo de agricultura com as questões envolvendo a sazonalidade de alguns produtos, algo importante para quem porventura tenha determinados cultivos como predominantes em sua pauta agrícola, algo que atinge especialmente as frutas.

Agricultores familiares, orgânicos e agroecológicos que estejam interessados em vender seus produtos nos Varejões têm até 17/10 para conversar com a CEAGESP a respeito. O contato deve ser feito no DEPEC pelo e-mail depec@ceagesp.gov.br ou pelo telefone (11) 3643-3700.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: