Siga:

1/3/201603:11:40

“Alimento de deus” é a dica de compra da semana (1/3)


Fruta de origem asiática, caqui rama forte pode ser encontrado a R$ 2,16 o quilo no Entreposto Terminal São Paulo

A sugestão de compra dessa semana (1/3), passada pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP, carrega em seu nome um valor simbólico divino.

Conhecido cientificamente como Diospyros kaki, o caqui rama forte faz parte de uma categoria especial: o “alimento de deus”. Afinal, diospyros vem do grego dióspuron, que significa “alimento de Zeus” (no caso, então, dios equivale a deus e pyros, a alimento).

O fruto é originário da Ásia, mais precisamente do Japão e da China – a Coreia do Sul também cultiva o produto. Estudos atribuem sua chegada ao Brasil ao final do século XIX. O fato é que a cultura se expandiu mesmo com a imigração nipônica ao país.

VANTAGENS – Entre os benefícios à saúde, destaca-se por ser excelente fonte de vitaminas C e E, que contribuem na defesa e manutenção do organismo. Contém ainda sais minerais como ferro, fósforo e cálcio.

A safra do caqui rama forte vai de fevereiro a julho. No atacado do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), ele é comercializado a R$ 2,16 o quilo. Por sinal, para se ter uma ideia da movimentação gerada pela fruta, mais de 17 mil toneladas circularam em 2015 pelo local, provenientes principalmente dos municípios paulistas de Guararema, Pilar do Sul, Taquarivaí, São Miguel Arcanjo e Mogi das Cruzes.

MOLHO – Apesar da maior parte das pessoas o consumirem in natura, há outras formas saborosas de se aproveitá-lo integralmente. A equipe de nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) traz uma receita que, em um primeiro momento, pode até parecer estranha ao paladar. Mas, certamente, depois de pronta fará a alegria de quem gosta de uma boa massa. Que tal preparar e experimentar um macarrão ao molho de caqui?

Mas não é somente o caqui rama forte que está com o preço em conta nessa primeira semana de março. Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa de todos esses produtos.

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: