7/8/202408:02:04
Funcionários da CEAGESP e dos Correios (Empresa Brasileira de Correios) participaram de reunião, na última sexta-feira, 2/08, no Edifício Sede dos Correios, em São Paulo, para discutir possibilidades logísticas que facilitem a inserção comercial da agricultura familiar na rede de entrepostos da Companhia. Há interesse também em utilizar as potencialidades em marketplace dos Correios para desenvolver o e-commerce de frutas, legumes e verduras — os chamados FLV’s.
De acordo com o assessor técnico Luiz Henrique Bambini, da Diretoria Técnica Operacional (DIOPE) da CEAGESP, algumas dificuldades logísticas enfrentadas pelos produtores e produtoras da agricultura familiar podem ser superadas com o apoio dos Correios. “A CEAGESP considera estratégica a parceria com os Correios para viabilizar a distribuição de produtos da agricultura familiar”, disse.
Além da CEAGESP, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também participou da reunião e destacou que mesmo o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), considerado um marco nas políticas públicas de fomento à agricultura familiar, também enfrenta desafios logísticos quando se trata de produtos in natura como FLV’s.
Como são produtos perecíveis, ou seja, que se podem estragar facilmente, os FLV’s exigem rapidez na operação logística. Tal peculiaridade, no momento, exigiria a implantação de um projeto em pequena escala junto aos Correios para, depois, a depender dos resultados, ser ampliado. “Outra possibilidade, diante das características dos negócios da CEAGESP, seria os Correios auxiliarem a Companhia na construção de um marketplace próprio”, destaca Bambini.
A partir da reunião, a CEAGESP indicará experiências de fornecimento de agricultura familiar para que os Correios avaliem as possibilidades de apoio logístico. Além disso, internamente, a CEAGESP estruturará projeto para viabilidade e criação de um marketplace próprio.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!