Siga:

10/5/202205:05:56

Conheça os benefícios da banana nanica, produto destaque da semana (10/05)


Também conhecida por banana d’água, a nanica tem esse nome por causa da bananeira, que é mais baixa do que a de outras variedades. De origem asiática, deu-se tão bem em nossas terras que inclusive entrou no imaginário popular, como se pode notar nos versos de “Vendedor de Bananas”, clássico de Jorge Ben Jor, só para ficarmos em um exemplo. Tal reflexo cultural não é por acaso, pois o Brasil está entre os cinco maiores produtores desse cultivo no planeta.

A fruta em si tem de 15 a 24 cm de comprimento, com cada 100 gramas tendo 90 Kcal. Entre seus nutrientes mais conhecidos e mencionados, está o potássio e seu poder de prevenir câimbras, além de gerar equilíbrio na bomba de sódio e potássio do metabolismo humano, responsável por regular a pressão sanguínea.

Porém, seus benefícios não terminam aí, sendo rica em fibras e inclusive ajudando em problemas de prisão de ventre. Com baixo índice glicêmico, também contém cálcio, vitaminas A, B1, B2, B6 e B12 e C, além de ácido fólico, este último especialmente importante para as grávidas. De minerais, é também rica em cálcio, magnésio e ferro, este último importante para quem estiver com anemia.

Normalmente é consumida crua e madura, mas também pode ser comida verde, como nas receitas de biomassa e farinha de banana. Até mesmo as cascas podem ser consumidas, já existindo receitas para seu uso.

Ao longo do ano passado, 41.134 toneladas do produto deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), tendo como meses mais fortes aqueles do período de março a novembro. As cidades que mais entregaram, em um ranking com grande representação do Vale do Ribeira, foram a paulista Miracatu, com 6.559,12, seguida de perto pela também paulista Sete Barras, com 6.357,24, com o terceiro lugar sendo mineiro, com Jaíba entregando mais 5.622,78. No quarto lugar, a paulista Eldorado, com 3.592,40, seguida pela catarinense Luiz Alves, que entregou 2.937,58, em um ranking cujo sexto lugar pertence à paulista Registro e suas 2.350,64. Cotado em 9 de maio de 2022, o preço médio no atacado foi de R$ 2,40/kg.

Para fazer bons negócios, consulte os comerciantes de banana nanica no Guia CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: