16/1/202601:03:27

A primeira remessa de alimentos de 2026 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) acaba de chegar ao Banco Ceagesp de Alimentos (BCA), em São Paulo. Nesta sexta-feira, 16/01, foram recebidas pelo BCA, 13,5 toneladas de arroz, adquiridas pela Conab de cooperativas gaúchas, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
No ano passado, o acordo de parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Conab e Ceagesp fizeram chegar 436 toneladas de alimentos a quase 5 mil pessoas.
Além de arroz, em 2025, o BCA recebeu da Conab feijão, açúcar mascavo, farinha de mandioca, de milho, melaço de cana. Esses itens também foram adquiridos pelo PAA, política do Governo do Brasil que compra alimentos da agricultura familiar, destinando-os a pessoas em situação de insegurança alimentar.
Novo produto da parceria
O presidente da Ceagesp, José Lourenço Pechtoll, se diz muito contente em receber essa primeira remessa de arroz vinda dos assentados do Rio Grande do Sul. “É um trabalho muito importante, que abastece as cozinhas solidárias e as nossas entidades, que fazem o trabalho de ponta junto a pessoas que sofrem vulnerabilidade, principalmente alimentar”, destaca.
Ele ressalta ainda que a companhia, nessa parceria, tem desenvolvido um importante trabalho juntamente com a equipe do BCA. “E com isso também contribuímos para a política do presidente Lula no combate à fome e à miséria”, acrescenta.
Pechtoll adiantou que, na semana que vem, chegará uma nova remessa de arroz. Aproveitou ainda para anunciar, em primeira mão, um novo item entre os alimentos no rol da Conab. “Fubá será um novo alimento que vai fazer parte dessa parceria e que iremos distribuir por intermédio do nosso BCA”, adiantou o presidente.
Qualidade garantida
Embaladas em fardos de 30 kg, com seis pacotes de 5kg, o arroz, agulhinha tipo 1 é de excelente qualidade, atesta a nutricionista do BCA, Alexandra Alexandrino de Oliveira, que responde interinamente pela Seção de Sustentabilidade (Sesus) da Ceagesp, nas férias da titular da Sesus, Lilian Uyema Mateus. Alexandra destaca a importância do arroz na dieta do brasileiro. “Além do carboidrato, o arroz também possui a metionina, que é um aminoácido essencial para a alimentação”, frisou a especialista. “A combinação do arroz com o feijão, e os demais alimentos que recebemos da Conab, enriquece ainda mais o prato das cozinhas solidárias.”
Essa primeira remessa de arroz, doado ao BCA pela Conab, com a marca Terra Livre, foi produzido pelas cooperativas dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre, a Cootap, de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), e pela Cooperativa de Produção Agropecuária Sete de Julho (Coopal), de Nova Santa Rita, também na RMPOA. O arroz foi beneficiado e industrializado pela Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados de Tapes, no município de Tapes, a cerca de 100 km de Porto Alegre (RS).
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!