Siga:

16/10/201510:02:36

BCA comemora aniversário e Dia Mundial da Alimentação


Futuros chefs de cozinha prepararam pratos com aproveitamento integral dos alimentos

O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) teve um dia agitado nesta quinta-feira, dia 15, com uma comemoração dupla. Nesta semana, esse projeto social da CEAGESP completou 12 anos, que somente no primeiro semestre deste ano beneficiou mais de 3,7 milhões de pessoas. Coincidentemente, na mesma época em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, que é festejado no dia 16 de outubro no mundo todo.

A comemoração teve a participação da Gastromotiva, organização que promove a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade por meio de qualificação profissional na área de gastronomia. Contou ainda com apoio da Oficina D´Orgânico, de propriedade da chef Adriana Vernacci, e do movimento internacional Slow Food, que incentiva o consumo de alimentos produzidos de modo sustentável.

Logo pela manhã, cerca de 50 alunos da Gastromotiva chegaram ao BCA para preparar os pratos que seriam servidos mais tarde. No menu, a ordem era reaproveitar tudo aquilo que normalmente jogamos fora – como cascas e talos de folha de frutas, legumes e verduras para preparar várias iguarias, como canapé de abobrinha, cupcake salgado de ramas de cenoura e beterraba, wrap de couve e brigadeiro de casca de banana.

Com a presença de vários canais de televisão, como a Globo, SBT, Cultura, TV Câmara e Canal Terraviva, o evento foi aberto pelo presidente da CEAGESP, Mário Maurici. “Quero agradecer o empenho de todo o pessoal do Banco CEAGESP de Alimentos que hoje comemora 12 anos. Apenas do início de 2015 até agora, foram atendidas cerca de quatro milhões de pessoas por meio das doações feitas ao BCA por produtores e comerciantes atacadistas”, disse.

Maurici agradeceu ainda as entidades parceiras: Gastromotiva, Oficina D´Orgânico e SLOW FOOD. “Essa sinergia é fundamental para avançarmos na nossa luta do alimento saudável e acessível a todos. Obrigado pelo trabalho anônimo de ´formiguinha´ de todos que aqui estão”, afirmou o presidente. Por sua vez, o gestor educacional da Gastromotiva, Ernani Gouvea, afirmou que a preocupação é muito grande com o aproveitamento de alimentos. “Precisamos mudar essa cultura alimentar do desperdício e o trabalho realizado pelo BCA é fundamental nesta ação”, ressaltou.

A chef Adriana Vernacci agradeceu a oportunidade de estar ali e ressaltou a importância do trabalho realizado pelo BCA em aproveitar as doações para beneficiar tantas pessoas. A nutricionista Alessandra Matias Figueiredo, responsável pelo BCA, fez um discurso emocionado.

Ela agradeceu a presença de todos e dos vários parceiros, como o Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento (SINCAESP), o Sindicato dos Carregadores Autônomos (SINDICAR), a Associação dos Comerciantes Atacadistas de Pescados do Estado de São Paulo (Acapesp), e das prefeituras de Marília, Fernandópolis, Itapecerica da Serra, representantes do Departamento de Alimentação da Prefeitura de São Paulo, além de funcionários da CEAGESP, permissionários e representantes de entidades participantes do BCA.

Ressaltou ainda o apoio da equipe de apoio que trabalha no Banco e das alunas de Nutrição que cumprem estágio com ela. “Todos se esforçaram muito e houve um envolvimento muito positivo do grupo. Sem a ajuda da Coordenadoria de Sustentabilidade, esse evento também não seria possível. Sou imensamente grata a todos”, finalizou.

Em seguida, foram realizadas oficinas de higienização de frutas, legumes e verduras, além de preparação de saladas, molhos e sucos. Para o acompanhamento de saladas, os jovens chefs prepararam molhos como o de iogurte com gengibre e o vinagrete de talo de beterraba.

Para refrescar, foram servidos sucos feitos como o de casca de abacaxi e hortelã, e o suchá, que é uma mistura de chás com sucos de frutas. Entre as sobremesas havia panna cotta de jabuticaba, brigadeiro de casca de banana e doce de chuchu.

Outras notícias sobre o evento podem ser vistas em nossas páginas sociais do Facebook e blog oficial da CEAGESP.

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2015 o Mês de:

Veja também o Ano de: