Siga:

26/11/202511:11:31

BCA e Conab enviam 20 toneladas de alimentos para o Rio de Janeiro


O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), enviou nesta terça-feira, 25/11, 20 toneladas de alimentos ao Rio de Janeiro, sendo 10 toneladas de feijão e 10 toneladas de farinha de mandioca adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) — assista aqui. As doações serão destinadas a 1.385 famílias atingidas pela Operação Contenção, realizada em 28 de outubro de 2025, nos Complexos da Penha e do Alemão.

A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), como empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), atende à solicitação de apoio emergencial da Câmara Municipal do Rio de Janeiro formalizada através de ofício encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e ao MDA, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“A compra desses alimentos foi feita pela Conab, através do PAA, com orçamento do MDS. São dez toneladas de feijão e dez toneladas de farinha para as famílias em insegurança alimentar. A CEAGESP, em parceria com a Conab, cedeu mais uma vez o Banco de Alimentos para armazenar essa grande quantidade de alimentos”, explica Renata Camargo, que é superintendente da Conab em São Paulo e acompanhou o carregamento das doações a serem encaminhadas ao Rio de Janeiro.

Origem dos alimentos

“Vale destacar que esses alimentos vêm de duas cooperativas da agricultura familiar: a Cootrasp (Cooperativa Multiprofissional de Assessoria, Produção, Industrialização e Comercialização dos Assentamentos de Reforma Agrária) e a Cooperativa Mista de Produção, Comercialização e Serviços ‘Da Terra’”, completa Renata.

Destino das doações ao Rio de Janeiro

Os alimentos serão distribuídos às famílias em situação de insegurança alimentar que estão cadastradas nos seguintes projetos sociais: Arte Transformadora (260 famílias); Centro de Integração da Serra da Misericórdia (160 famílias); Central Única das Favelas (250 famílias); Centro de Referência da Saúde da Mulher (250 famílias); Associação das Quatro Bicas (135 famílias); Horta das Quatro Bicas (135 famílias); e Projeto Social e Cultura Semeando e Colhendo Amizade (195 famílias).

“Mais uma vez a CEAGESP está empenhada para que um caminhão (com alimentos) chegue, agora, ao Rio de Janeiro. É a CEAGESP fazendo com que a insegurança alimentar seja erradicada em todos os cantos do Brasil”, finaliza Lilian Uyema, chefe da Seção de Sustentabilidade da CEAGESP e responsável pelo BCA.

A CEAGESP tem tradição de enviar ajuda a localidades com pessoas em situação de insegurança alimentar. Além do Rio de Janeiro, a atual gestão já realizou doações de volumes expressivos de alimentos em diversos momentos, como nos exemplos a seguir: 11 toneladas entregues aos atingidos pelas chuvas no Litoral Norte, em 24 de fevereiro de 2023; 153 toneladas para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, em 04 de junho de 2024; e 5 toneladas para moradores do Jardim Pantanal, em 10 de fevereiro de 2025.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: