Siga:

14/5/201905:11:09

BCA distribuiu 1206 toneladas de alimentos de 2018 até abril de 2019


Criado em 2003, o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) faz parte do projeto social da CEAGESP, cujo propósito principal é combater o desperdício de alimentos ao redirecionar frutas, legumes e verduras doados pelos comerciantes do Entreposto Terminal São Paulo para entidades cadastradas que fazem atendimento a pessoas em situação de risco alimentar, como moradores de rua, dependentes de substâncias químicas, pessoas de baixa renda ou em situação de exclusão social.

Em 2018, o BCA registrou cerca de 753 atendimentos, que totalizaram algo em torno de 902 toneladas de produtos que deixaram de ir para o lixo e foram utilizados para alimentar centenas de pessoas beneficiadas pelo programa. De janeiro a abril de 2019, o Banco CEAGESP de Alimentos conseguiu fazer cerca de 173 atendimentos, um total de 304 toneladas de frutas, legumes e verduras reaproveitadas para consumo humano.

COMO FUNCIONA

O BCA trabalha somente com doações de produtos provenientes de comerciantes instalados dentro do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) ou em suas imediações. São frutas, legumes e verduras que perderam seu valor comercial – seja pelo formato do produto ou tempo de exposição do produto na ponta final da cadeia de comercialização estar muito próximo do seu tempo de validade – mas que ainda conservam seu valor nutricional, desde que seja consumido rapidamente.

Acima de tudo, o Banco CEAGESP de Alimentos preza muito pela segurança alimentar. Depois que o BCA recebe a doação dos comerciantes, funcionários e estudantes de nutrição fazem a triagem dos produtos recebidos, descartando o que não estiver próprio para consumo, e em seguida as entidades assistidas em sistema de rotação são acionadas para virem buscar os alimentos no mesmo dia em que eles são doados, para que o valor nutricional dos mesmos não seja perdido.

Para se ter uma ideia da importância desse trabalho de triagem e separação dos alimentos que vão para consumo humano, do total de produtos recebidos em 2018 – cerca de 1.070 toneladas – aproximadamente 1.368 toneladas foram descartadas por estarem em condições impróprias.
Em 2019, foram descartadas cerca de 41 toneladas do total recebido de janeiro a abril, que foi de 345 toneladas. Produtos que são descartados nas caçambas de lixo, ou que são jogados no chão, já ficam contaminados e impróprios para serem consumidos.

SERVIÇO

O BCA mantém seu cadastro aberto para a inclusão de novos colaboradores, que queiram participar dessa importante ação de responsabilidade social. Basta enviar mensagem para o e-mail bancodealimentos@ceagesp.gov.br, ou ligar para (11) 3643-3920. Mais informações podem ser encontradas também em nosso portal no link  clicando AQUI .




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: