Siga:

7/7/202307:08:01

CEAGESP entrega uma tonelada de alimentos aos refugiados afegãos


O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) encaminhou, nesta sexta-feira (07/07), aproximadamente uma tonelada de produtos recebidos na ação solidária em prol dos refugiados afegãos que estão em abrigo no município de Praia Grande, na Baixada Santista.

Os alimentos foram conseguidos através de doações dos permissionários da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) após solicitação do ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), ao diretor-presidente da CEAGESP, Jamil Yatim, que, por sua vez, mobilizou os permissionários.

Além da chefe da Seção de Sustentabilidade (SESUS), Lilian Uyema Mateus, responsável pelo BCA, também acompanhou a entrega das doações o gerente do Departamento de Entrepostos do Interior (DEINT), Adalberto “Tim Maia” Dias de Sousa.

Ao todo 143 afegãos estão abrigados na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no Solemar, em Praia Grande. “Das 143 pessoas que estão aqui, 62 são crianças e 15 são jovens. Ainda está prevista a chegada de mais seis pessoas”, disse Isabella Roberta que coordena o abrigo. A estrutura disponibilizada aos afegãos no local foi apresentada aos representantes da CEAGESP, como as áreas compartilhadas, a lavanderia, o refeitório, entre outros espaços.

Além do MDA, representado pela CEAGESP, também estavam presentes na abrigo técnicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Ministério da Saúde. “Fomos acionados desde sábado, quando começaram as atividades aqui, para conseguir organizar um trabalho vinculado aos órgãos públicos de forma a garantir os direitos das populações imigrantes e refugiadas aqui presentes. Já foram realizadas vacinação, consultas médicas, testagens e promoção de saúde bucal. Estamos aqui oferecendo apoio e suporte técnico”, destaca Igor Rodrigues, assessor técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. O Governo Federal disponibilizou no local também serviços de regularização migratória, emissão de CPF e de Cartão do SUS.

Segundo a antropóloga Tru Tappa, da Divisão de Nacionalidade e Apatridia do Departamento de Migrações (Demig), da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do MJSP, as doações da CEAGESP são importantes porque alimentos representam também união, identidade, cultura e conexão entre as pessoas. “Agradecemos a CEAGESP, ao Banco de Alimentos e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário por esse apoio tão importante na questão do alimento. Com as doações, os próprios afegãos poderão preparar seus alimentos e, assim reconectar com a sua própria cultura”, disse.

A CEAGESP agradece aos permissionários que contribuíram na ação solidária em prol dos refugiados afegãos. “Estamos fazendo o que tem de ser feito: ser solidários e que as pessoas possam ter pelo menos três refeições ao dia”, finalizou o gerente do DEINT.

Situação humanitária no Afeganistão

De acordo com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a questão humanitária no Afeganistão piorou nos últimos anos e afetou principalmente a população mais vulnerável.

“Cerca de 3,5 milhões de pessoas estão deslocadas devido ao conflito e muitas crianças estão fora da escola. Há 5,7 milhões de pessoas refugiadas do Afeganistão, sendo 5,1 milhões somente no Irã e no Paquistão”, destaca texto publicado no site da ACNUR.

Ainda segundo a ONU, o Afeganistão enfrenta décadas de conflito, colapso econômico e efeitos extremos das mudanças climáticas, com períodos prolongados de seca e invernos rigorosos que afetam agricultores e pastores. “Desde setembro de 2021, as organizações parceiras do ACNUR já atenderam mais de 1400 pessoas afegãs (cerca de 642 grupos familiares)”, publica a ACNUR Brasil.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: