19/3/202503:11:49
O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) concluiu, no início de março, a entrega das 23 toneladas de feijão carioca recebidos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Foram contempladas diversas entidades cadastradas no banco de alimentos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Os feijões chegaram ao BCA no final de janeiro, em 24/01.
“A doação de feijão recebida da CONAB foi acolhida com muita alegria, não apenas pela equipe do BCA, como também pelas entidades e cozinhas solidárias beneficiadas”, disse a nutricionista Alexandra de Oliveira que atua no banco de alimentos da CEAGESP.
Após o recebimento da carga, as entregas se estenderam ao longo dos meses de fevereiro e março. Ao todo foram beneficiados 59 projetos de Cozinhas Solidárias, 25 entidades cadastradas no BCA e um banco de alimentos municipal cadastrado para receber doações da CEAGESP.
“O feijão é um alimento básico da dieta brasileira e um importante complemento ao cardápio, reconhecido por seu alto valor proteico e pelo fornecimento de energia e fibras. A diversificação dos produtos recebidos é um avanço fundamental, pois amplia as opções de preparo e ajuda a atender às necessidades específicas das entidades cadastradas, promovendo uma alimentação mais equilibrada e inclusiva”, comentou a nutricionista.
Das 23 toneladas de feijão recebidas da CONAB, 230 quilos foram doados ao projeto social Família Construindo o Futuro, do município de Ferraz de Vasconcelos (SP). “ Essa doação chegou na hora certa, pois fazemos distribuição de refeições para 250 famílias que temos cadastradas no nosso projeto. Essa doação veio para complementar as outras doações e vamos conseguir entregar em torno de 9.500 refeições no período de um mês”, disse Margarete Serafim, uma das idealizadoras do projeto social cadastrado no BCA.
Criado em 2003, o BCA possui atualmente 175 entidades e outros 18 bancos de alimentos cadastrados para receber doações da CEAGESP. Em 2024, foram doados quase 1,5 milhão de quilos (1.499.692kg) de alimentos através do BCA na capital.
“O BCA recebe exclusivamente FLV (frutas, legumes e verduras) doados pelos comerciantes da CEAGESP, o que contribui significativamente para compor a alimentação das pessoas em risco nutricional atendidas pelas entidades cadastradas”, finalizou Alexandra.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!