Siga:

16/7/202507:07:23

CEAGESP recebe da Conab mais 37,5 toneladas de feijão adquiridas pelo PAA


A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) recebeu, nesta quarta-feira, 16/07, mais 37,5 toneladas de feijão adquiridas pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em evento realizado na sede do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), no entreposto de São Paulo, o presidente da Conab, Edegar Pretto, realizou a entrega simbólica dos produtos aos representantes das cozinhas solidárias.

“A Conab, junto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), está comprando essa comida e pagando um preço justo para os agricultores. A CEAGESP e a Conab são órgãos públicos do Governo Federal que estavam esquecidos no governo passado e que voltaram a ter uma importância extraordinária na luta para combater e erradicar a fome outra vez”, destacou Edegar Pretto.

Com essa nova remessa de feijão entregue pela Conab, o BCA já soma 139,14 toneladas recebidas neste ano. Em janeiro, foram 22,8 toneladas adquiridas da Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Conquista (COPACON), de Londrina (PR). Em maio e junho, respectivamente, mais 41,25 toneladas e 37,59 toneladas de feijão beneficiados pela Cooperativa Mista de Produção, Comercialização e Serviços “Da Terra”. Também são da “Da Terra” as 37,5 toneladas recebidas hoje.

“Esse feijão foi produzido por famílias assentadas e quilombolas que lutaram para ter sua terra. Hoje, esses agricultores produzem, e o Governo Federal compra a um preço justo”, destacou o diretor técnico operacional da CEAGESP, Luiz Silveira Rangel, que representou a Diretoria no evento. Trata-se de política pública que promove a inclusão econômica e social de agricultores familiares e, ao mesmo tempo, garante acesso à alimentação.

O evento na CEAGESP contou também com a presença da diretora de Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do MDS, Patrícia Gentil.

Cozinhas solidárias e entidades cadastradas no BCA são contempladas

A Conab aproveita a capilaridade do BCA para fazer o produto chegar de forma rápida às cozinhas solidárias e outras entidades cadastradas para receber alimentos da CEAGESP. Desde o início do ano, o BCA já atendeu a 51 cozinhas solidárias. Ao todo, 192 entidades foram contempladas.

Representantes de algumas dessas entidades participaram da solenidade realizada na CEAGESP na tarde desta quarta-feira, 16/07. “É um dia muito importante e de agradecimento. Agradecemos ao Banco CEAGESP de Alimentos e a toda ajuda que vem desse braço forte que tem nos ajudado. Muito obrigado CEAGESP, Conab e todos que têm se empenhado”, disse Aristides Rodrigues, da Organização Fé e Ação.

Cozinhas solidárias em pauta

Além da solenidade realizada na CEAGESP, a Conab promoveu, pela manhã, em seu auditório na capital paulista, da 1ª Conferência das Cozinhas Solidárias de São Paulo. O evento teve o objetivo de situar os representantes de cozinhas solidárias sobre as políticas públicas existentes em seu apoio, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Cozinha Solidária, ambos do MDS.

O diretor-presidente da CEAGESP, José Lourenço Pechtoll, participou do evento. Além de representantes de outros órgãos do setor público e de cozinhas solidárias da capital e da Região Metropolitana de São Paulo, a conferência contou com a presença de gestores do Instituto CEU Estrela Guia, que compreende uma rede com 22 cozinhas solidárias.

O Pai Denisson D’Angiles, do Instituto CEU Estrela Guia, também participou da solenidade realizada na CEAGESP. “Trabalhamos contra a fome todos os dias. Hoje, pela manhã, tivemos a 1ª Conferência das Cozinhas Solidárias do estado de São Paulo e, agora à tarde, estamos aqui na CEAGESP para receber este feijão que vai alimentar milhares de pessoas. Quero agradecer em nome de todos que são beneficiados, a todo o trabalho da Conab, do MDA, do MDS e do Governo Federal para que tenha cada vez mais alimentos para a gente sair do mapa da fome”, destacou.

Sobre o PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi regulamentado pela Lei 14.628, de 2023. É um programa que compra a produção de agricultores familiares, incluindo assentados da reforma agrária, silvicultores, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades indígenas e quilombolas, e repassa a equipamentos públicos.

Os agricultores podem acessar o PAA simultaneamente de maneira individual ou por meio de organizações associativas. Além de comprar da agricultura familiar, o PAA repassa os alimentos a equipamentos públicos que ajudam no combate à fome e à insegurança alimentar.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: