Siga:

10/11/202111:04:23

Conheça os benefícios da beterraba com folha, produto destaque da semana (10/11)


A beterraba, nativa do Velho Mundo em uma região que vai da Europa à Índia, é hoje em dia um cultivo encontrável em todo o planeta. A cor mais comum é a vermelha, também possui variedades alaranjadas.

Entre seus benefícios, está a riqueza de vitaminas A e C, bem como as do complexo C. Possui também betalaína, cujo nome inclusive alude à planta em questão, cujo nome científico é Beta vulgaris. Este último componente tem função antioxidante e também estão sendo estudadas outras propriedades que porventura tenham.

Na história de seu cultivo, tem por curiosidade o fato de que inicialmente suas folhas eram mais consumidas. Quando uma beterraba é colhida jovem, suas folhas podem ser consumidas cruas como as de outros componentes de uma salada simples, enquanto folhas velhas podem ser cozidas ou refogadas como fazemos com espinafre e couve.

Alimento não tão comum no prato do brasileiro, a beterraba tem papel importante na culinária do leste europeu, como na sopa conhecida por borsch. A raiz pode ser consumida crua, preferencialmente ralada, mas também na forma de sucos, bolos e outras delícias.

Ao longo de 2020, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 948,42 toneladas de beterraba com folha, tendo o período de julho a janeiro como o mais forte. Em um ranking todo paulista, a líder absoluta de entregas foi Ibiúna, com 619,41 toneladas, seguida das 185,18 de Cotia e Piedade “fechando o pódio” com suas 93,27. A quarta colocação foi de Mogi das Cruzes (16,13), seguida por Embu Guaçu (12,71) e mais 8,28 toneladas oriundas de bairros rurais paulistanos. O preço médio de atacado foi de R$ 21,59 o engradado, cotado em 8 de novembro de 2021.

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de beterraba com folha no GUIA CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: