30/8/202308:01:27
A beterraba, produto destaque desta semana, está no início do melhor período de sua oferta, que vai de agosto a novembro. A cotação mais recente de seu preço de atacado foi de R$ 1,45/kg, significando uma redução de 0,7% em comparação ao preço praticado na mesma época do ano passado (R$ 1,46/kg). Ao se analisar o comportamento do produto em um período de um mês, a redução média foi de 31,2%.
Para aproveitar essa queda de preço da melhor maneira, várias são as sugestões para ser servida. A mais comum é crua, como parte de saladas. Há também a opção de usá-la como componente de bolos e sucos, bem como existe a tradicional borsch, uma sopa típica do leste europeu.
Da mesma família da acelga e do espinafre, um de seus principais benefícios é a presença de ferro, sendo recomendado seu consumo nos casos de anemia. Ela é rica também em outros minerais, como cálcio, fósforo, magnésio, manganês, potássio, sódio e zinco, além de conter betacaroteno. Contém também vitaminas A e B, com a C sendo obtida quando consumida crua.
Uma das fontes históricas de obtenção de açúcar na história da humanidade e usada desde o século 12 para se obter esse produto, principalmente em tempos nos quais a cana-de-açúcar tinha acesso restrito e pouca produção, mesmo assim tem baixas calorias. É rica em antioxidantes e, como toda hortaliça, é rica em fibras, gerando efeitos positivos na saúde.
Ao longo de 2022, 22.184 toneladas desse produto deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), com a liderança absoluta de entregas sendo de Piedade, com 12.427,08, o que representa 56% de todas as cargas de beterraba que chegaram à matriz da CEAGESP. Em um distante segundo lugar, as 3.179,72 toneladas vindas de Tapiraí representam 14,3% do total, sendo seguidas pelas 2.899,86 de São José do Rio Pardo (13,1%), que fecha o pódio. No quarto lugar, Itobi, com 2.320,73 (10,5%), seguida de Ibiúna, com 164,75 (0,7%). A única cidade fora de São Paulo nessas entregas é a mineira Rio Paranaíba, com 105,50 toneladas ou 0,5% do total.
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de beterraba no GUIA CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!