Siga:

13/1/202101:09:22

Boletim Covid-19: não esqueça do Aedes aegypti na pandemia (13/1)


Desde o início da pandemia no começo de 2020, muito se falou sobre o novo coronavírus, e por conta disso não foi dada a devida atenção ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O que não deveria ter acontecido, porque a semelhança dos sintomas com os da covid-19 pode confundir muita gente, levando a procurar tratamento médico incorreto.

Por isso, devemos reforçar o combate à proliferação desse agente infeccioso com medidas de higiene, como não manter recipientes com água parada, como vasinhos de plantas, pneus velhos e garrafas plásticas para evitar que larvas do mosquito sejam depositadas ali e possam eclodir, usar repelente contra insetos e ficar ciente dos sintomas de cada doença.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os sintomas da dengue, chikungunya e da zika são semelhantes ao do covid-19 e incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

É importante que, ao surgirem os primeiros sintomas, o cidadão procure orientação médica em uma unidade de saúde. O tratamento é indicado pelo profissional de saúde de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente. Veja o quadro abaixo e saiba como cada doença se manifesta.

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: