Siga:

1/12/202012:12:56

Boletim Covid-19: O que as pessoas que vivem com HIV precisam saber sobre HIV e COVID-19


No Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, reproduzimos um texto da Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS), que alerta sobre os cuidados que as pessoas portadoras do vírus HIV, que causa a Aids, devem tomar para não ser contaminarem com o novo coronavírus.

A Unaids recomenda que todas as pessoas, incluindo as que vivem com HIV, devem tomar as precauções recomendadas para reduzir a exposição à COVID-19:

  • Lave regularmente e completamente as mãos com água e sabão, ou use álcool em gel na falta da primeira opção.
  • Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa, principalmente se ela estiver tossindo ou espirrando.
  • Evite tocar seus olhos, nariz e boca.
  • Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor sigam uma boa higiene respiratória—cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou um lenço de papel dobrado quando tossir ou espirrar e descarte imediatamente o lenço usado.
  • Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico—mas lembre-se de ligar com antecedência para compartilhar esta informação e seguir as instruções oferecidas pelo serviço.
  • Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.

COVID-19 e pessoas vivendo com HIV 

A COVD-19 é uma doença grave e todas as pessoas que vivem com HIV devem tomar todas as medidas de prevenção recomendadas para minimizar a exposição e prevenir a infecção pelo vírus SARS-CoV-2. Como na população em geral, pessoas idosas vivendo com HIV ou pessoas vivendo com HIV com problemas cardíacos ou pulmonares podem estar em maior risco de serem infectadas pelo vírus e de apresentarem sintomas mais graves. Todas as pessoas que vivem com HIV devem procurar seus profissionais de saúde para garantir que eles tenham estoques adequados de medicamentos essenciais. Apesar da expansão do tratamento do HIV nos últimos anos, 15 milhões de pessoas vivendo com HIV não têm acesso à terapia antirretroviral, o que pode comprometer seu sistema imunológico.

O texto pode ser lido na íntegra no link https://unaids.org.br/2020/04/o-que-as-pessoas-que-vivem-com-hiv-precisam-saber-sobre-hiv-e-covid-19/

A Unaids disponibiliza uma cartilha sobre o assunto no seguinte link: https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2020/04/2020_04_01_HIV_COVID19_brochure_port_updated.pdf

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: