Siga:

28/1/202101:09:17

Boletim Covid-19: você higieniza seus óculos e telefone celular? (28/1)


Muito se fala em utilizar máscaras e lavar as mãos para não se infectar com o novo coronavírus, entre outras medidas de higiene, mas será que todos se lembram de limpar os óculos e o telefone celular quando chegam da rua?

Os óculos – de grau ou escuros para proteger dos raios solares – funcionam como uma barreira mecânica contra a entrada de fungos, bactérias e vírus presentes no ar, ou que estão na pele das mãos, que ao contato com os olhos, pode infectar a pessoa. Por isso, o mesmo cuidado que temos ao higienizar as mãos, sapatos, roupa e tudo o que trazemos da rua, também deve ser tomado com os óculos.

  • Para quem já limpa os óculos no dia a dia, basta aumentar o número de vezes que faz isso, mas com alguns cuidados extras. Por exemplo, não usar o pano que acompanha as caixas de óculos, porque elas podem ser fontes de contaminação. Antes de limpar os óculos, lave bem as mãos com água e sabão, enxugue bem com papel toalha e só depois limpe os óculos todo –e não só as lentes – igualmente com água e sabão.
  • Evite limpar com álcool, pois isso pode danificar o material das lentes e da armação. Enxugue lente e armação com um pano macio e que não solte fiapos. Última dica: ao sair de casa, leve um pequeno potinho com detergente para fazer a higienização dos óculos em qualquer banheiro público, e não se esqueça de levar um lenço de pano.
  • Já os telefones celulares exigem um cuidado maior. Já se sabe que esses aparelhos eletrônicos possuem mais micro-organismos que maçaneta de banheiro, por isso devem ser higienizados com maior frequência, com as mãos limpas e com materiais de limpezas adequados.
  • Os fabricantes de celulares recomendam, antes de tudo, a desligar o aparelho antes de começar a limpeza, inclusive a tirá-lo da tomada se estiver sendo recarregado. Só use álcool isopropílico ou etílico 70% e limpe com pano maio e que não solte fiapos.
  • Tome o cuidado de molhar o tecido com o álcool e não jogar ou borrifar diretamente no celular. As capinhas também devem ser limpas com álcool 70%, ou com água e sabão, se forem feitas de plástico, silicone ou outro material semelhante, e deixadas para secar.



Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

Veja também o Ano de: