Siga:

24/9/201509:12:33

Brasil é a capital mundial do setor de abastecimento


Acompanhe a cobertura em tempo real das atividades do 29º Congresso Anual da WUWM

encontro_wuwm_texto_novo

O Brasil será a capital mundial do setor de abastecimento até sábado (26/9). Desde a quarta-feira (23/9), o município de Campinas, que é o maior polo tecnológico da América Latina, sedia o 29º Congresso Anual da União Mundial de Mercados Atacadistas (World Union of Wholesale Markets/WUWM). É a segunda vez que o Brasil recebe um encontro desse tipo – a primeira foi em 2006 na cidade de São Paulo.

A iniciativa é promovida pela WUWM e organizada pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN). A entidade reúne 23 centrais de abastecimento, que são responsáveis pela gestão de 56 entrepostos atacadistas instalados em todo o país.

Nesses espaços atuam produtores rurais, comerciantes atacadistas e varejistas, distribuidores e prestadores de serviços que buscam fornecer alimentos de qualidade à população. Para se ter uma dimensão do setor, esse complexo operacional respondeu, em 2014, pela comercialização de 15,7 milhões de toneladas de produtos frescos, o equivalente a R$ 28,8 bilhões (cerca de US$ 9,6 bilhões).

“O 29º Congresso da WUWM tem uma agenda temática de grande interesse para todos os gestores e operadores de mercados atacadistas de alimentos in natura, além de ser uma grande oportunidade para se trocar experiências inovadoras na gestão e nas operações de entrepostos atacadistas”, afirma Mário Maurici, presidente da ABRACEN e que também responde pela direção da CEAGESP.

Sob o tema central “O meio ambiente e o futuro dos mercados atacadistas”, o evento tem como objetivo debater os efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola mundial e a situação atual do setor de abastecimento.

COBERTURA EM TEMPO REAL – O Congresso, que ocorre no Royal Palm Plaza Resort, terá informações em tempo real das atividades previstas para essa quinta-feira (24/9). Para tanto, acompanhe a cobertura feita pela equipe da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CODCO) da CEAGESP no nosso facebook e no blog.

Mais de 300 pessoas participam da iniciativa que conta, entre outros, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Além do Brasil, há delegações de 26 nações: África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Chile, China, Colômbia, Honduras, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Índia, México, Itália, Polônia, Reino Unido, Rússia, Turquia, Peru, Nepal, Uruguai, Costa Rica e Sérvia.

PROGRAMAÇÃO – Nessa quinta-feira (24/9) haverá uma conferência (“Novos cenários para o abastecimento alimentar frente às mudanças climáticas”) e quatro debates temáticos: “Desafios para modernização e construção de novos mercados atacadistas na América Latina”, “Os mercados atacadistas no século XXI – Maior eficiência e especialização dos serviços”, “Integração dos mercados atacadistas com os segmentos de produção e de varejo” e “Mercados varejistas tradicionais e os novos modelos para distribuição varejista de alimentos – Agregação de valores aos produtos e a influência das campanhas promocionais para aumento do consumo”. Todas as discussões têm a participação de especialistas e gestores estrangeiros.

O Congresso serve também para a realização da reunião anual dos membros, das seções regionais e da direção da WUWM. O Encontro de Negócios, que ocorre no dia 25/9 (sexta-feira), visa promover novas parcerias, em nível nacional e internacional, entre empresas e entidades do setor de abastecimento.

Estão previstas ainda visitas técnicas à CEASA Campinas (25/9), ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) da CEAGESP e ao Mercado Municipal de São Paulo (os dois em 26/9), além de uma exposição de produtos tradicionalmente comercializados nos entrepostos atacadistas brasileiros. Para saber mais a respeito de todas as atividades, basta acessar o site do evento.

SOBRE A WUWM – A União Mundial de Mercados Atacadistas (WUWM) é uma associação sem fins lucrativos que envolve todos os campos e atividades relacionadas à promoção, desenvolvimento e intercâmbio de conhecimentos e informações sobre mercados de alimentos por atacado. A entidade reúne, atualmente, cerca de 200 membros em 45 países.

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2015 o Mês de:

Veja também o Ano de: