Siga:

6/7/202307:10:07

Brócolis ninja são a dica da semana (03 a 07/07) na CEAGESP


Os brócolis ninja (ou brócolos) são hortaliças folhosas originárias da região do Mediterrâneo e que, a partir do século XX, espalhou pelo Brasil com a imigração italiana. Os brócolis ninja são o destaque da semana, entre 03 e 07 de julho de 2023, com variação média anual de -24,7% e mensal de -14%.

De acordo com a equipe de economia da CEAGESP, estamos na melhor época para compra e consumo dos brócolis ninja: encontrados com facilidade por conta da maior oferta e, ao mesmo tempo, preço mais acessível. A cotação realizada na última sexta-feira (30/06) pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) identificou preço médio de R$32,17 para o saco de 12kg. com 8 cabeças.

Os brócolis são muito populares em algumas regiões do país e em outras nem tanto. Na CEAGESP, as variedades brócolis ninja (ou japonês) e brócolis ramoso são bastante populares. Em participação no mercado atacadista do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), ao longo de 2022, foram registrados: 64,3% de brócolis ninja e 35,7% de brócolis ramoso.

A diferença entre as duas variedades é mais visual. Os brócolis ramoso possuem mais folhagem, um caule mais comprido e vários talinhos. Os brócolis ninja, por sua vez, possuem um caule menor e um único florete (cabeça).

No ETSP, em 2022, foram recebidas mais de 12 mil toneladas de brócolis ninja. As principais origens do produto são:

1º) Pedra Bela (SP) com 3.386,15 t.;

2º) Ibiúna (SP), 2.718,97 t.;

3º) Munhoz (MG), 1.375,91 t.;

4º) Piedade (SP), 1.006,86 t.;

5º) Cotia (SP), 760,90 t.;

6º) Socorro (SP), 744,56 t.

Os brócolis são nutritivos e ricos em vitaminas A, C, E e K. São fontes de fibras, magnésio, cálcio, potássio e ferro. Possui também propriedades anti-inflamatórias: sulforafano, mirosinase e isotiocianato são poderosos. Vale destacar também que os brócolis são pouco calóricos e, por isso, são ótimas opções para dietas de emagrecimento.

Além de saudável, os brócolis são muito versáteis na cozinha. Podem ser consumidos assados, cozidos ou refogados. É uma ótima opção para pratos vegetarianos, como strogonoff de brócolis, hambúrgueres, recheios de tortas, saladas e refogados no arroz.

Quer comprar brócolis ninja no atacado da CEAGESP? Acesse o nosso Guia CEAGESP e confira a lista dos atacadistas que comercializam o produto.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: