11/4/201704:11:32
Muitos podem não saber, mas cação é o nome comercial para a venda do tubarão. Sim, eles representam a mesma espécie e o cação é o produto de destaque nessa semana que antecede a Páscoa na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.
O cação, assim como outras espécies de pescado, é rico em proteínas, minerais como fósforo, cálcio, cobalto e iodo, vitaminas A, do complexo B, D e E, e ômega 3. A combinação ajuda na calcificação dos ossos, previne doenças cardíacas, auxilia na regeneração das células dos sistema nervoso e combate a depressão e a ansiedade. Sua carne é macia, costuma ser assado e pode ser utilizado ainda em postas, peixadas ou ensopados.
Pesquisas identificaram que o consumo de peixes regularmente reduz o risco de desenvolvimento de doenças que causam demência, como o Alzheimer. O Ministério da Saúde recomenda o consumo de peixes frescos no mínimo três vezes por semana.
Durante a Semana Santa, cristãos costumam abrir mão do consumo de carne vermelha e investem no preparo de peixes. Para atender a alta demanda, a CEAGESP apoia a comercialização da Santa Feira do Peixe que traz ofertas especiais de diversas espécies, entre elas o cação que segue cotado a R$ 13,99 o quilo no comércio varejista.
Em 2016 entraram na CEAGESP 2.231 toneladas de cação vindas, em sua maioria, de seis locais: Uruguai, Itajaí (SC), Rio Grande (RS), Espanha, Barra Velha (ES) e Portugal. Na última segunda-feira, 10/04, o quilo do produto foi cotado a R$ 9,50 no atacado.
A 12ª Santa Feira do Peixe acontece até quinta-feira, 13, das 13 às 21 horas. Outros tipos de pescados também podem ser encontrados no Varejão da CEAGESP. Confira as mídias da Companhia (Facebook e blog) para outras dicas de consumo com qualidade.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!