Siga:

7/2/202202:02:03

Caminhada técnica com funcionários da CEAGESP vai ao sindicato da categoria


Semanalmente são realizadas caminhadas técnicas pelo Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), conduzidas pelo diretor-presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), coronel Mello Araujo. O objetivo é apresentar as diversas áreas da empresa pública federal a todos que compõem a família CEAGESP, como funcionários, permissionários e frequentadores do entreposto. Desde o início sempre houve boa recepção em todos os espaços visitados, mas, na última sexta-feira (4), houve má interpretação sobre a caminhada durante visita ao Sindicato dos Empregados em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (Sindbast).

Assim que chegou ao sindicato com os participantes da caminhada, em sua maioria funcionários da CEAGESP, coronel Mello Araujo foi recepcionado no auditório do Sindbast. De início Mello Araujo justificou a visita destacando a atuação do sindicato na representação dos trabalhadores. Em seguida, falou sobre os planos da atual gestão em mudar o sindicato de local, pois a área de aproximadamente 300m2 reservada ao Sindbast compreende um dos maiores espaços subutilizados do entreposto.

“Quem está utilizando aquela área atualmente é apenas um funcionário da CEAGESP e os demais não são funcionários da companhia. Pedimos na Justiça a reintegração daquele espaço que pertence à CEAGESP”, explicou Mello Araujo aos funcionários após o constrangimento desnecessário causado pelos representantes do Sindbast.

No local de aproximadamente 300m2 seriam instalados o Departamento de Entrepostos do Interior (DEINT), a Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) e a Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES), que somam 60 funcionários. Ao Sindbast seria reservado um espaço de 54m2 suficientes para acomodar seus funcionários. Para reuniões, assembleias e outras atividades do sindicato que envolvessem maior número de pessoas seria utilizado o Auditório Nelson Loda, assim como acontece com todos os demais departamentos da CEAGESP.

Apesar da boa intenção da visita, os representantes do sindicato impediram a continuidade da apresentação do Sindbast aos funcionários que ainda não conheciam o local. “Fomos impedidos de entrar no sindicato que pertence aos senhores. Causa-me estranheza o fato de, inclusive novos funcionários presentes na caminhada, não poderem fazer uma visita ao sindicato que os representa”, disse Mello Araujo.

Apesar do alarde promovido pelo Sindbast, em nenhum momento houve ameaças ou intimidações por parte da equipe de coronel Mello Araujo. A visita pacífica e com propósito técnico e educativo foi encerrada antes do previsto exclusivamente porque um representante do sindicato começou a gritar sobre autoritarismo e cerceamento de liberdade que não têm relação com a proposta da caminhada semanal com o diretor-presidente da CEAGESP.

Outros locais visitados durante caminhada

Antes de irem à sede do Sindbast, os participantes da caminhada foram a outros locais do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Após o alongamento ao lado da Torre do Relógio, todos seguiram até um posto de combustíveis que funciona o interior do entreposto, ao lado do Portão 5.

De acordo com Mello Araujo, anteriormente a sua gestão, sequer havia sido realizada licitação para uso do espaço pelo posto de combustíveis. A Justiça chegou a determinar a reintegração da área à CEAGESP, o que à época não foi cumprido. Mas agora a situação está correta, pois “recentemente foi feita licitação e, hoje, a pessoa paga pela área de 3.000m2” onde está instalado o posto.

Durante a caminhada, o diretor-presidente da CEAGESP conversou com caminhoneiros que estavam com seus veículos parados no estacionamento do Portão 7. Destacou ainda o desenvolvimento de uma ferramenta para consulta de fretes, já disponibilizada gratuitamente no Portal CEAGESP, e que pode ser bastante útil aos caminhoneiros.

No local falou também sobre a subutilização do estacionamento, que é usado apenas para os varejões das quartas-feiras e para as ações sociais das quintas-feiras. A intenção é potencializar o uso e a geração de renda com essa grande área de aproximadamente 22.000m2. Os participantes da caminhada puderam constatar também a recente reforma realizada nos sanitários existentes no local. Tratava-se de uma reivindicação antiga dos usuários e frequentadores dos varejões das quartas-feiras.

Mello Araujo destacou também a intenção de instalar geradores a gás na área próxima ao Portão 7, o que garantiria economia à CEAGESP e evitaria problemas ocasionados pela falta de energia no entreposto. Destacou ainda que está adiantado um processo para abertura de licitação com o objetivo de instalar geradores de energia fotovoltaica no Mercado Livre do Produtor (MLP).

As caminhadas do diretor-presidente com a família CEAGESP acontecem semanalmente e todos estão convidados a participar. É uma atividade física para promoção da saúde e, ao mesmo tempo, um atividade técnica para que todos conheçam melhor a companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: